Foto: Divulgação/Seop

Apesar de ainda estarmos na primavera, teve início, na manhã desta sexta-feira (01/11), a Operação Verão, que acontece na orla das zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro.

Na ação, guardas municipais e agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) atuam prevenindo delitos e combatendo a desordem urbana.

A Operação Verão conta com 530 agentes, que patrulham e controlam o trânsito das respectivas orlas durantes os finais de semana e feriados.

A ação também marca o início da campanha ”A Praia é de Todos”, que visa orientar a população sobre regras de convivência.

”Todo esse esforço segue a determinação do prefeito Marcelo Crivella para redobrarmos nossa atenção neste período de pré-Verão, que já começa a registrar grande movimento nas praias e áreas de lazer. A prioridade da Seop é oferecer, por meio da integração dos órgãos municipais, o máximo de sensação de segurança permitindo que o cidadão aproveite as belezas naturais da nossa Cidade Maravilhosa”, explica Gutemberg Fonseca, secretário municipal de Ordem Pública.

A ação ”A Praia é de Todos” também conta com distribuição de folhetos, que, dentre as orientações, têm a proibição de acampamentos na areia e a prática esportiva, das 08h às 17h, à beira d’água; churrascos; uso de cerol e linha chilena em pipas; além do respeito ao limite de 20 km/h de velocidade para bicicletas e patinetes elétricos nas ciclovias.

Os agentes ainda tem à sua disposição o videopatrulhamento, que serve para auxiliar na vigilância das ruas. Ao todo, 80 câmeras foram redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia. Os flagrantes de crimes são enviados pelo celular para os guardas identificarem e abordarem os suspeitos. O material em vídeo é cedido à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui