Vista Alegre enfrenta problemas de ordenamento urbano

Com ocupação das calçadas com mesas, cadeiras e carros, que usam o espaço como estacionamento, os pedestres têm dificuldades de andar pelas ruas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Moradores de Vista Alegre denunciam que as calçadas da região, em especial do Polo Gastronômico, ficam tomadas por mesas e cadeiras, de forma que os pedestres não conseguem passar e muitas vezes precisam se arriscar pelas ruas, que costumam ser bastante movimentadas. Além dos bares e restaurantes, muitos clientes dos estabelecimentos usam o espaço que sobra das calçadas como estacionamento, piorando a situação dos pedestres.

“Em Vista Alegre, principalmente no Polo Gastronômico, as calçadas foram tomadas por mesas e cadeiras de bar. A única maneira de passar pelo local é pela rua, que tem bastante movimento de carros. Além dos bares, que tomaram conta de toda a calçada, os carros de clientes também prejudicam a passagem, já que eles estacionam nos únicos espaços que sobravam”, relata Beatriz Narciso, moradora de Vista Alegre.

Outro problema constante da região é que os bares não seguiram a medida de segurança contra o novo coronavírus e não reduziram a capacidade e, por conta disso, tornaram-se pontos de aglomeração. Um vídeo que circula pela internet mostra bares e restaurantes do local lotados e com as calçadas completamente ocupadas. Nas imagens, é possível acompanhar a situação pela qual os pedestres passam para se locomover na região.

Segundo a Guarda Municipal, estão ocorrendo ações de patrulhamento, nas quais os guardas orientam a população sobre as medidas de distanciamento.

Advertisement

“A Guarda Municipal do Rio mantém as ações de patrulhamento, ordenamento urbano e de trânsito, além da fiscalização sanitária em toda a cidade, incluindo o polo gastronômico de Vista Alegre, Zona Norte do Rio. Durante as abordagens, os guardas orientam a população sobre as restrições da atual fase de flexibilização, fiscalizam as infrações sanitárias (como a falta do uso de máscaras) e conscientizam a população em relação às medidas da Prefeitura a fim de evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus”.

Eles informaram ainda que mais de 10.000 infrações foram registradas durante o enfrentamento da pandemia e que irão intensificar a fiscalização no Polo Gastronômico de Vista Alegre.

A GM-Rio já registrou 10.019 infrações sanitárias durante as ações de fiscalização voltada ao enfrentamento à pandemia da Covid-19, sendo 8.256 (82,40%) pela falta do uso de máscara. Equipes da 6ª Inspetoria (Madureira) vão intensificar a fiscalização diária no polo gastronômico informado”, afirmaram.

Já a Vigilância Sanitária informou que “realizou inspeções na localidade entre setembro e outubro, tendo aplicado 4 autos de infração por aglomerações e o não uso de máscaras. A pasta ainda comunicou que reforçou que todas as denúncias precisam ser oficializadas nos canais oficiais do órgão.

Para isso, o cidadão precisa entrar em contato com um dos canais de atendimento da Central 1746. Ou acessar o site 1746.rio, discar 1746 de qualquer telefone ou baixar o aplicativo 1746 Rio.

O DIÁRIO DO RIO também entrou em contato com a CET-RIO , mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve retorno.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vista Alegre enfrenta problemas de ordenamento urbano
Advertisement

12 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente convivemos com a falta de respeito total . Aqui em Vista Alegre não existe calçada para pedestre e sim para servir de estacionamento ou de extensão para os bares que colocam mesas nas calçadas, alguns tem até cercado para evitar a passagem do pedestre. Uma total falta de respeito. E pandemia nunca existiu aqui, pois a feira de domingo sempre ficou lotada , pessoas sem máscara e aglomeradas .

  2. Infelizmente convivemos com a falta de respeito total . Aqui em Vista Alegre não existe calçada para pedestre e sim para servir de estacionamento ou de extensão para os bares que colocam mesas nas calçadas, alguns tem até cercado para evitar a passagem do pedestre. Uma total falta de respeito.

  3. A parte do polo gastronomico de Vista Alegre, tornou-se inviável a pedestre, que são obrigados a andarem pelas ruas por conta das calçadas que são ocupadas por mesas dos bares e restaurantes. A falta de respeito é muito grande e nenhum tipo de providência é tomada. Não existem mais autoridades competentes para esses casos?

  4. No bairro Jardim América também é a mesma coisa. Temos que andar na rua porque as calçadas são tomadas. Na Rua George Bizet entre as ruas Franz Lizt e Mozart é a mesma coisa. Inclusive o Bar do Ceará ocupa até parte da rua com cadeiras e na calçada se torna impraticável o deslocamento do pedestre.
    Seria bom uma visita da Secretaria de
    Ordens públicas fazer uma visita no local

  5. Pois é,e vcs continua a votar nas mesmas figuras do bairro que são a favor desses comerciantes.Eles nem pensa nos moradores.Poderia citar aqui deputados estaduais e vereadores da área que dão o aval para esses problemas.Mais não adianta,o povo tem memória fraca.País de tupiniquins.

  6. No mello tenis clube, todo domingo tem o evento Prainha Club que junta cerca de 3000 pessoas todos os domingos, sem distanciamento, musica ao vivo, e todos sem mascara.

  7. Isso aqui virou terra de ninguém, som de quase todos os bares altíssimos até às madrugadas,já chegou dia de só terminar às 07:00 da manhã, xixi na porta dos outros e rio, e nem adianta reclamar já abri vários boletins de ocorrência junto a prefeitura a resposta é sempre a mesma, não podemos realizar a verificação por falta de instrumentos. Negociaram o bairro, só esqueceram de chamar os moradores.

  8. Não é só em Vista Alegre RJ não, na rua, Oliveira Belo tbm, esta demais, quase diariamente.
    Por onde vc passar na Vila da Penha, so ve aglomerações.
    Nós idosos é que estamos correndo risco.

  9. Pois é. O desrespeito e o caos está estabelecido e com isso vem a cobrança justa. Mas se a Prefeitura se movimentar e convocar os órgãos responsáveis para atuarem, no caso, a ver Rio, vigilância sanitária a GM Rio e outros órgãos, com certeza vai haver reação violenta dos irresponsáveis, desacato e resistência o que forçará a GM usar a força (força adequada e não violência) esses e mesmos moradores que fizeram a denúncia irão contra a ação e cairão pra dentro das equipes o invés de apoiarem uma ação legítima do poder público. Se a Globo estiver por lá, a coisa ficará ainda pior para os agentes,pois vão manipular as ações acusando principalmente a guarda municipal de truculenta, violenta e outras coisas e jogando a opinião pública manipulada contra a instituição,pois nesses casos, quem tem que botar a cara é a GM Rio. É uma gente falsa e hipócrita.

  10. A GMRJ deveria era ficar calada… Ela chega no local da denuncia e no primeiro berro do dono do estabelecimento eles colocam o rabo entre as pernas e saem como se nada estivesse acontecendo… Já presenciamos isso várias vezes, e os pontos de aglomeração são sempre os mesmos, espeto carioca, Ginkeria, bar do Adão e por aí a fora… Mas fazer o quê… Se nem a PMRJ tem moral…. Tem que chegar e mostrar pra população que a lei está sendo seguida, mas isso não acontece.

  11. Outro ponto interessante, é o posicionamento da Polícia Presente (!).
    Eles ficam 200m antes e 200m depois do Polo, ou seja, não presencia nem coibe nada.
    Esse Polo é antro de Policiais que mandam até nas vagas nas calçadas dos carros, sempre tem discussão por causa disso e constantemente aparece em noticiário.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui