Visto americano no Rio de Janeiro: Como renovar de forma rápida e sem entrevista

O DIÁRIO DO RIO elaborou um passo a passo para facilitar a vida de quem deseja viajar. O guia serve para aqueles que estão com visto vencido há até 48 meses.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Viajar para os Estados Unidos é sonho para muitos viajantes e rotina para outros. Se antes tirar ou renovar um visto americano era difícil, agora o Consulado dos Estados Unidos acelerou o processo. O DIÁRIO DO RIO, com a colaboração do You Must Go, elaborou um passo a passo para facilitar a vida de quem deseja viajar. O guia serve para aqueles que estão com visto vencido há até 48 meses. Para quem nunca tirou, a entrevista é obrigatória.

Como renovar o visto americano no Rio de Janeiro

A regra de renovação de visto sem entrevista foi estendida até o fim deste ano de 2024 pelo Departamento de Estado americano. Se você se enquadra, aproveite! O principal objetivo da medida é reduzir a fila de espera nos postos consulares ao redor do mundo, que já chegou a dois anos em algumas das principais capitais do Brasil, como no Rio de Janeiro.

Visto B1/B2 – Turismo e Negócios

A regra se aplica ao visto de turismo e negócios (B1/B2). Para conseguir a isenção da entrevista nos casos estabelecidos, é preciso solicitar o visto em seu país de residência e não pode ter registro de um visto negado anteriormente. A não ser que essa negativa tenha sido superada com uma aprovação ou anulada a critério do governo americano. 

Advertisement

Leia também

Estrangeiros LGBTQIA+ estão comprando todos novos imóveis de Ipanema – Bastidores do Rio

TransBrasil inicia operações neste sábado, da Penha ao Terminal Gentileza

Visto Novo sem entrevista

Nos casos de solicitação de um visto novo, você também poderá ser dispensado da entrevista presencial caso já tenha recebido, anteriormente, um visto imigratório dos EUA que não o B1/B2, e esse visto não esteja vencido há mais de 48 meses. 

O agendamento

O primeiro passo para renovação do visto americano é preencher o formulário DS-160 no site do consulado.

Esse preenchimento requer muita atenção e é preciso salvar a todo momento o que foi preenchido, caso contrário, o sistema cai e a página reinicia. A sugestão é salvar a cada página preenchida.

Faça com calma e reveja todos os dados com atenção. Nenhum dado pode estar errado. Na dúvida sobre o que escrever, vá até seu site de pesquisa preferido e pergunte o que deve escrever no item.

Tudo preenchido, é hora de pagar a taxa (R$943,50) e esperar o pagamento ser concluído. A média de tempo de confirmação de pagamento é um dia útil.

Com a confirmação, já é possível agendar a ida ao CASV (Centro de Atendimento do Solicitante ao Visto), disponível no Rio de Janeiro no subsolo do Shopping Bossa Nova Mall, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no Centro.

Dia marcado para renovação

Leve todos os documentos solicitados. A listagem é enviada para o e-mail pedido no início do cadastro on-line para o agendamento.

Além dos documentos solicitados, é primordial levar uma foto 5×5. Essa foto deve seguir algumas especificações rigorosas estabelecidas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. Aqui estão as principais diretrizes para a foto:

·  Tamanho da Foto: As fotos devem ter 5×5 centímetros (2×2 polegadas).

·  Cor e Resolução: A foto deve ser colorida, em formato digital; a resolução deve ser de 600 pixels por 600 pixels.

·  Fundo: O fundo deve ser branco ou off-white (sem cores ou padrões); a pessoa fotografada deve estar claramente visível e destacada do fundo.

·  Expressão Facial: A expressão facial deve ser neutra, sem sorrir ou fazer caretas; Ambos os olhos devem estar abertos.

·  Posição e Enquadramento: A cabeça deve estar centrada na foto; a face deve ocupar 50% a 69% da altura total da imagem. Para aqueles com cabelo comprido, colocar atrás da orelha.

·  Roupas: Vestuário diário normal deve ser usado; uniformes não são permitidos, exceto para motivos religiosos.

·  Objetos na Foto: Óculos escuros e/ou de grau e chapéus geralmente não são permitidos, a menos que sejam usados por motivos religiosos; o rosto deve estar completamente visível.

·  Data da Foto: A foto deve ser recente, tirada nos últimos seis meses.

Ao ser chamado no horário marcado para a entrevista, o processo leva menos de 10 minutos.

A retirada do novo visto

As instruções para a retirada do novo visto são enviadas por e-mail e o aviso para marcar a retirada do passaporte com o carimbo tão desejado costuma levar em média 4 dias úteis.

Agora é agendar no sistema a data e a hora que você deseja buscar. Chegue com 20 minutos de antecedência e entre com o celular desligado.

Leve a identidade. Requisito para poder entrar.

Se você chegou até aqui, parabéns! Já pode marcar a passagem para os Estados Unidos. Boa viagem!

Com a colaboração do blog You Must Go

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Visto americano no Rio de Janeiro: Como renovar de forma rápida e sem entrevista

Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui