A concessionária VLT Carioca realizou um curso de reciclagem para cerca de 130 colaboradores que atuam no atendimento ao público no Terminal Gentileza, nas paradas e estações ao longo do trajeto do VLT. A capacitação teve como foco a preparação dos profissionais para prestar suporte à população durante o Carnaval de Rua e os desfiles das escolas de samba, garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor.
Uma das principais frentes do treinamento foi o reforço das diretrizes da campanha “Meu Corpo Não É Público”, que combate o assédio nos transportes coletivos. A iniciativa está alinhada à Lei 7.856/18, que estabelece o Programa de Prevenção ao Assédio nos Transportes Coletivos Públicos e Privados.
Capacitação inclui primeiros socorros e gestão de conflitos
Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025
Com oito horas de treinamento teórico e prático, os colaboradores receberam instruções sobre:
- Canais oficiais de denúncia e protocolos de acolhimento de vítimas;
- Utilização da inteligência emocional para lidar com situações de conflito, resistência ou risco;
- Técnicas preventivas para garantir um ambiente seguro aos usuários do VLT;
- Primeiros socorros e combate a incêndios, garantindo que a equipe esteja preparada para emergências.
A reciclagem da equipe ocorre periodicamente, mas recebe reforço em períodos de grandes eventos, como o Carnaval.
O gerente executivo Rodrigo Feitoza destacou a importância da iniciativa para a segurança e o bem-estar dos passageiros.
“Este período é estratégico para o debate contra o assédio, e estamos engajados no compromisso de trabalhar por uma sociedade cada vez mais livre, diversa e segura para todas as pessoas”, afirmou.