VLT inicia obras para urbanização do Largo de Santa Rita

Intervenção altera tráfego e estacionamento em definitivo na região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Daniel Beltran

O VLT Carioca, junto à Prefeitura do Rio, à Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (CDURP) e a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) informa que a partir das 19h30 da próxima segunda-feira (17), o Centro terá alterações para o início das obras de urbanização em homenagem à cultura africana no Largo de Santa Rita.

Por conta da intervenção, será fechado em definitivo o acesso de veículos da rua Mayrink Veiga para o largo e a Rua Visconde de Inhaúma. A área terá apenas acesso pela Rua Alcântara Machado, sem saída. A Mayrink Veiga passará também a ter restrição de estacionamento, com acesso limitado para carga e descarga. A circulação do VLT não será alterada.

A urbanização do Largo de Santa Rita será uma forma de marcar a região onde, durante as obras da linha 3 do VLT, foram encontrados vestígios da localização de um antigo cemitério de negros escravizados. Serão feitas marcações no piso e haverá ainda totens com informações históricas do local. Ao longo do mesmo trecho, paradas foram batizadas com nomes que recordam a memória africana (Cristiano Ottoni-Pequena África, Camerino-Rosas Negras e Santa Rita-Pretos Novos). 

As ações são fruto de um grupo de trabalho montado também no período de implantação, que contou com representantes do movimento negro e sociedade civil, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – IRPH, CDURP, Ministério Público e do VLT Carioca. A previsão é que a área esteja pronta até o mês de outubro. 

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp VLT inicia obras para urbanização do Largo de Santa Rita
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui