O VLT Carioca e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Programa Empoderadas, estão promovendo ações especiais contra o assédio durante o Carnaval 2025. A iniciativa ocorre nas estações Praça XV e Central, além do Terminal Gentileza, reforçando a importância da denúncia e do acolhimento a vítimas de violência de gênero.
Nesta sexta-feira (21/2) e na próxima terça-feira (25/2), das 7h às 9h, as equipes do programa embarcam nos trens das Linhas 2 e 4 para distribuir materiais informativos sobre prevenção e orientações sobre os canais de denúncia. Durante o trajeto, os passageiros recebem dicas sobre como enfrentar casos de violência contra a mulher, incluindo contatos úteis para quem precisa de ajuda.
Já no dia 27/02 (quinta-feira), das 8h às 10h, haverá um espaço de diálogo no mezanino do Terminal Gentileza. Assistentes sociais, psicólogos e advogados do Programa Empoderadas prestarão atendimento gratuito e esclarecimentos às mulheres que desejarem tirar dúvidas ou solicitar apoio. Serviços de beleza, como corte de cabelo, design de sobrancelha, trancista e massagem, também estarão disponíveis no local.
“A violência contra a mulher é uma violação dos direitos humanos. É inadmissível e não pode ser normalizada. No período pré-Carnaval, essas campanhas de conscientização são necessárias e o transporte público é um importante espaço para este tipo de debate que busca promover o empoderamento das mulheres em todos os espaços e aspectos da sociedade”, afirma Silvia Bressan, diretora do VLT Carioca.