VLT transportou mais de 22 milhões de passageiros ao longo de 2019

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O VLT Carioca chega ao fim de 2019 com uma série de marcas relevantes. A Linha 3, que liga a Central do Brasil ao aeroporto Santos Dumont, foi inaugurada e já é responsável pelo incremento de mais de 30 mil usuários por dia útil. No total são mais de 22 milhões de passageiros transportados em mais de 180 mil viagens realizadas no período. O ano registra também a consolidação do sistema e um crescimento de 45% na média de passageiros, já que hoje mais de 110 mil pessoas utilizam o VLT diariamente.

O novo trecho completou a implantação do sistema de VLT na cidade, que hoje conta com 29 paradas e estações, com destaque para os nomes das três novas paradas (Cristiano Ottoni-Pequena África, Camerino-Rosas Negras e Santa Rita-Pretos Novos). Os binômios são uma homenagem à cultura africana, idealizada em parceria com o Iphan e entidades do movimento negro e sociedade civil.     

Paco do Ouvidor VLT transportou mais de 22 milhões de passageiros ao longo de 2019
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Em 3 anos e meio de operação são mais de 56 milhões de passageiros transportados, 500 mil viagens realizadas e cerca de 1,8 milhão de quilômetros percorridos. Mesmo com o crescimento, premissas originais do projeto, como a validação espontânea com fiscalização nos trens, não foram afetadas. A taxa de evasão foi mantida na casa dos 11% e segue inferior ao verificado em sistemas com operação similar. A operação também manteve a eficiência com segurança, com baixíssimo nível de incidentes.

As paradas de maior fluxo no período foram: Colombo (linha 2), Praça XV (linha 2), Cristiano Ottoni-Pequena África (linhas 2 e 3), São Bento (linha 1) e Cinelândia (linhas 1 e 3). Dos cinco pontos de embarque e desembarque, quatro são locais de conexão com outros modais ou entre linhas do VLT, confirmando a intenção do projeto de ser um integrador para quem chega no Centro.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp VLT transportou mais de 22 milhões de passageiros ao longo de 2019
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui