Volta às aulas no Rio pode colocar 600 mil pessoas em risco, alerta Fiocruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo de Jesus

Depois do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciar a volta das aulas em escolas particulares do município, a Fiocruz publicou um estudo nesta quarta-feira (22/07) mostrando que a retomada das atividades pode expor mais de 600 mil pessoas, que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o levantamento, essas pessoas são idosos ou adultos com alguma comorbidade e que vivem em lares com, pelo menos, um menor em idade escolar e que poderiam ser infectados caso estas crianças e adolescentes se tornem vetores da doença, levando o coronavírus para suas casas. Em todo o Brasil este número chegaria a 9,3 milhões de pessoas.

O estudo foi elaborado pelos pesquisadores do do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) e leva em consideração um retorno pleno às aulas.

O levantamento usou como base dados da Pesquisa Nacional de Saúde indicando os dois grupos populacionais que se encontram nos grupos de risco da Covid-19: os adultos com idade entre 18 e 59 anos que têm diabetes, doença do coração ou no pulmão, e pessoas com mais de 60 anos. Estes dados foram cruzados para determinar quantas pessoas destes grupos vivem em lares com pelo menos uma pessoa entre 3 e 17 anos, ou seja, em idade escolar.

Advertisement

Nesta quarta, o governo do RJ publicou no Diário Oficial que as aulas presenciais na rede estadual de ensino estão suspensas até o dia 5 de agosto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Volta às aulas no Rio pode colocar 600 mil pessoas em risco, alerta Fiocruz
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui