Volta às aulas presenciais: o que os municípios da Baixada Fluminense estão planejando?

Belford Roxo foi o único município a confirmar uma data para o retorno presencial. Nova Iguaçu não deve voltar às aulas antes da vacinação, sem previsão até mesmo online

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

As aulas na cidade do Rio de Janeiro devem voltar de forma presencial a partir do dia 8 de fevereiro. Mesmo após o Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro (Sinpro-Rio) mover uma ação contra o retorno, a justiça decidiu manter a decisão de voltar às atividades presenciais. Já nos municípios da Baixada Fluminense, a situação está um pouco diferente.

Em Duque de Caxias está sendo estudada uma forma de realizar o retorno de forma segura, mas ainda não há uma data prevista. A Secretaria Municipal de Educação afirmou que só haverá volta às aulas presenciais quando houver autorização dos órgãos competentes, frente à situação da pandemia. Entretanto, a secretaria ressaltou ainda que o ano letivo não será prejudicado e que as aulas acontecerão normalmente, seja no sistema híbrido ou presencial. Eles reforçaram também que foi elaborado um comitê para planejar o retorno:

A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias elaborou, no ano passado, um protocolo de retorno às aulas, por meio do Comitê Intersetorial, instituído pela própria SME, em parceria com representantes de órgãos públicos e sociedade civil organizada. O documento tem por objetivo planificar o retorno seguro da comunidade escolar das aulas presenciais, no que tange aos aspectos sanitários, pedagógicos, de higiene e saúde com vistas à prevenção da Covid-19“, afirmou em nota.

A prefeitura de São João de Meriti abriu neste domingo (17/01) as inscrições para novos alunos da rede municipal de ensino do município. Porém, a Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informou que ainda não há previsão de retorno às atividades presenciais. Para quem deseja se matricular, é possível fazer a pré-matrícula através do site.

Advertisement

Em Belford Roxo, as aulas retornam presencialmente a partir do dia 01 de março, respeitando o distanciamento e os protocolos de higiene. A Secretaria de Educação da cidade adotará também aulas semi-presenciais para os alunos que optarem.

Já em Nova Iguaçu, a prefeitura informou que as aulas só voltarão de forma presencial após a vacinação. Segundo eles, até então, não há nenhuma previsão de retorno, nem mesmo online.

A prefeitura de Nilópolis informou que ainda está analisando e não definiu como ou quando será a volta. O DIÁRIO DO RIO também entrou em contato com as prefeituras de Magé e de Mesquita, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Volta às aulas presenciais: o que os municípios da Baixada Fluminense estão planejando?
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui