Wagner Victer: As sabiás-laranjeiras dos manguezais da Ilha do Governador

A natureza consegue dar belas respostas e contribuir para criar um cotidiano de beleza mesmo em regiões urbanizadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Moro na Ilha do Governador, onde faço minhas caminhadas no Corredor Esportivo do Moneró, onde existem belos manguezais próximos à Baía de Guanabara, se confrontando aos manguezais existentes em outros municípios  como Magé, que apesar de estarem muito maltratados pela retenção do lixo flutuante, ele reage e  brota naturalmente uma fauna muito típica do local.

Além das Maritacas que ao final do dia fazem a sua bela revoada indo dormir nessa localidade, tem acontecido um belo aparecimento de dezenas de Sabiás-Laranjeiras, logicamente que se alimentam dos animais que aqui brotam em um ambiente bastante favorável e por sua presença cordial colaboram muito para beleza do local.

Não sei como surgiram as primeiras Sabiás, se foram soltas ou se fugiram de algum tipo de viveiro ou cativeiro. O fato é que elas têm crescido e proliferado bastante e dão um show ao final do dia com seus belos peitos alaranjados , sons e até com uma  convivência cordial com aqueles que caminham na ciclovia.

A natureza realmente consegue dar respostas. Basta que façamos pequenas colaborações, como tenho feito aqui neste belo parque onde pelo menos desde os 20 anos de idade tenho ajudado a cuidar como cidadão.

Advertisement

Já temos nesse parque milhares de árvores plantadas, diversas espécies, algumas até exóticas, como o Baobá, e cada vez mais as pessoas se animam e contribuem. No último final de semana, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, centenas de crianças participaram, inclusive lançando em jardins, sementes de girassol que em breve vão florescer e atrair novas espécies.

A visão da sustentabilidade e ação em prol do meio ambiente, não se faz somente com meros discursos ou reclamações em redes sociais, mas se faz de forma efetiva com pequenas atitudes e principalmente observando e respeitando a resposta da natureza que de alguma maneira merece ser preservada e incentivada, pois ela se reinventa.

Infelizmente, apesar dessa resposta, a omissão em forma de abandono da Fundação Parques e Jardins ainda é bastante clara no local, pois não existe qualquer cuidado e na contramão  proliferam pragas como formigueiros e cupins, e a ação do órgão não se torna meramente postura leniente, mas é até um desrespeito com o Parque. Certamente não seria assim se fosse uma região à beira de uma lagoa na zona sul.

No mês que se comemora as ações para o meio ambiente, que tem o Dia da Floresta e o Dia Mundial do Meio Ambiente, é muito interessante ver o movimento das Sabiás-Laranjeiras do Moneró que do nada surgiram mas que nos encantam como se tivéssemos as palmeiras onde elas  gorjeiam como lá.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Wagner Victer: As sabiás-laranjeiras dos manguezais da Ilha do Governador
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Texto muito mau escrito. Se baseando no Dia Mundial do Meio Ambiente e chamando formigas e cupins de praga além de exaltar a plantação de GIRASSÓIS! Planta exótica! O incentivo deveria ser voltado a plantação de espécies NATIVAS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui