Wagner Victer: O que o esvaziamento do Galeão e a perda do autódromo têm em comum?

Colunista do DIÁRIO DO RIO, pegando o gancho da corrida da Stock Car no Galeão, fala sobre a questão do autódromo no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aeroporto Internacional Tom Jobim - Foto: Reprodução/Internet

Falar em solução para autódromo no Rio, no gancho da corrida da Stock Car que acontece neste fim de semana na cidade, é o que mais tenho escutado ultimamente. ”Pera aí” é o que respondo.

Tínhamos a solução já licitada, com um empreendedor escolhido, em área do Exército – aliás, destinada para tal desde a desapropriação do Autódromo de Jacarepaguá -, e um movimento ambiental levantou que a tal área, que nunca foi de preservação ambiental, era a Floresta do Camboatá. Com isso, botaram o projeto ”para correr” para Interlagos (sem licença ambiental também) e, a partir de uma ótima mobilização do Doria, que disse nos desclassificando, que Deodoro teria que se chegar a cavalo.

Fui um dos poucos que fui a público em artigos, audiências públicas e nas rádios que participo defender o projeto, que não será mais no Rio!

Temos, infelizmente, uma capacidade de afastar investimentos do Rio. Nos próprios grupos que participo, haviam muitos ”contras” alegando haver jacarés, árvores, como se esses não pudessem ter remanejamento e até programas compensatórios que as mitigassem.

Advertisement

Defendo claramente o meio ambiente, por minha trajetória, e não defendi pelo ponto de vista teórico, pois, estudei o EIA e o RIMA, daquele projeto na sua localização na região do Camboatá, em Deodoro, e claramente identifico que os impactos poderiam ser compensados e mitigados, até evitando uma futura ocupação indevida daquela área, como aconteceu, infelizmente, na Muzema.

Alguns curiosamente diziam que o autódromo tinha que ser no Parque Olímpico, como se fazer algo desse tipo fosse um ”Big Brother”, onde investidores adotariam a vontade do público.

A competição da Stock Car, no Aeroporto do Galeão, traz à tona, portanto, tona duas derrotas econômicas recentes e emblemáticas que estamos tendo nesses últimos anos: a perda do autódromo e o esvaziamento do Aeroporto do Galeão, que nos leva à surreal situação de termos a competição da Stock Car em suas pistas, que deveriam estar recebendo voos e não carros.

Será um evento bacana e estarei lá no treino e também na competição, mas que isso sirva de reflexão e não só motivo de festa, pois nesses 2 casos (autódromo e Galeão), infelizmente, fomos os ”Rubinhos”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Wagner Victer: O que o esvaziamento do Galeão e a perda do autódromo têm em comum?
Advertisement

58 COMENTÁRIOS

  1. O Rio começou a decair quando deixou de ser Distrito Federal. A solução é a instituição de duas capitais. Rio e Brasília,assim como ocorre em outros países (Holanda,Chile,África do Sul…)

  2. Falaram tantas e que eu pude perceber e negatividade. O estado do RJ só vem perdendo, apartir do governo Leonel Brisola, todos que assumiram não fizeram nada, ao contrário. O estado do rio e uns dos estados que mais recarga impostos e dos mais caro. Tudo que eles faz não dá em nada, só sabe falar eu fiz isso fia aquilo sou carioca,fico chateado , não pode fazer é reserva biológica, existe tanto lugar pra fazer isso. Só que ninguém tem coragem de falar a verdade. Invasores invade morros e florestas e constrói de qualquer jeito e ninguém vai lar tirar . O problema e que um crime justica o outro. Temos um meio de transporte que é o pior do mundo, uma rodoviária que não liga em nada, temos barcas que não liga em nenhum rodoviária, o mesmo os trens,e aeroporto o o mesmo, uma cidade sem plano piloto, se tem eles não faz o uso. Sabem quem perde somos e nos por causa desses políticos incompetentes que votamos. Sem esquecer a v Brasil , Dez anos em obras que estamos pagando caro, o tempo que um motorista leva para circular, se calcular quantos já gastamos com combustível e tempo perdido no em garrafamentos uma obra de projeto horrível e inútil, porque não fizeram trem aéreo. Provavelmente o custo seria igual ou até menos. Tem que fazer o autódromo aí mesmo em Deodoro mesmo. Vamos deixar de hipocresia.
    .

  3. Valorizar o Galeão tem que ser política de Estado.
    Perdê-lo ou deixá-lo como está hoje significa passagens mais caras, carga sendo assaltada nas estradas e menos dólares dos turistas internacionais.

  4. O Estado do Rio, virou cemitério de um monte de tentativas: o Porto do Acu, a CSA, Itaboraí, o polo gás químico, o pan, as olimpíadas, diversos governadores presos, nenhuma liderança nacional importante eficiente e oriunda daqui. ( Bolsonaro e Tarcísio não contam)

  5. Estas a defender a construção de um autódromo para competições automobilísticas e não conhece a história da maior categoria do esporte? Se tivesses sido Rubens Barrichello seríamos várias vezes vitoriosos e mais de uma vez o 2 melhor do mundo numa época em que o primeiro era simplesmente de outro planeta. Mais respeito aos nossos representantes em qualquer desporto.

  6. Estão discutindo StockCar no Galeão e autódromo em Guadalupe, hoje temos uma uma obra de 30 km a TRANS FALIDA BRASIL que se estende por 10 anos e 03 governos e não acaba. Vivemos para sustentar políticos, assessores, nomeados e não progredimos e não progrediremos, vou a São Paulo e me da nojo dos políticos cariocas.

  7. Falta governança, falta de políticos sérios, falta de tudo no Rio. Quando a região metropolitana de tornar um pólo econômico forte, quando tivermos transporte de massa de verdade, o Galeão se fortalecerá e fará sentido um autódromo novamente. Agora esperem a tragédia chamada Transbrasil.

  8. Nossa, toma seu biscoito. Os investidores agradecem a defesa dos empreendimentos deles, mas isso já foi superado. Vc ofende o Rubinho mas seu artigo é que está bemmm fora do tempo.

    Uma floresta nativa que ajuda a amenizar o forte calor da zona oeste ou pistas de corrida que terão eventos vez ou outra?

    Coisa mais estapafúrdia. Sobre o Galeão, ele é privatizado. Empresário que não sabe gerir seus negócios é punido pelo mercado mesmo. Quer que o Estado faça mais o que?

  9. Espera aí, sr. Victer. Quando aconteceu a abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, cada atleta participante da abertura depositou, num cofrinho, uma semente de árvore que, segundo a informação dada na época, seria plantada na floresta do Camboatá, em Deodoro. Como é que não era área de preservação ambiental? Foi tudo uma farsa? Lamento profundamente que as pistas do Galeão estejam sendo usadas para uma corrida de stock car, mas não vejo qualquer relação entre o problema do Galeão, que, para mim, está na falta de investimentos em segurança e mobilidade urbana (acesso ruim e perigoso ao aeroporto) e a questão da não construção do autódromo em Deodoro.

  10. Seria ótimo um autódromo no Rio. Porém, como sempre, o RJ não consegue tocar um projeto a frente! Triste isso! Mas parece ser o nosso carma! Quanto ao Rubinho, foi só uma Brincadeira do Victer! Acredito que ele também seja fã do nosso Rubinho! Uma pessoa sensacional!!!

  11. Ridícula essa comparação com o Rubinho. Só mostra a incapacidade do brasileiro em reconhecimento de feitos no esporte. Além da comparação idiota, difícil tb acreditar no autor, dado o seu envolvimento e relações com os grandes políticos que destruíram o Rio de Janeiro, como Pezao e Sérgio Cabral.

  12. O Rio se tornou uma caricatura de si mesmo, vivendo orgulhoso de um passado cada vez mas mais distante. Perdeu a chance de voltar a ter um bom autódromo e a F1 porque não teve competencia (pouco dinheiro a ser oferecido…),Galeão vazio porque já foi a porta de entrada do Brasil. Uma pena.

  13. O problema de deodoro que poucos falam é quem estava envolvidos
    Um grupo de empresários picaretas que já tinha vários problemas. Im leitor comentou aqui que o RJ é a ex cidade maravilhosa concordo plenamente e vou fundo na questão o carioca vende fácil seu voto só colocamos quem não presta juntando governador e prefeito vej a lista e pergunto como o RJ pode dar certo com essa gente o carioca vota de saca não leva o voto a sério olha a lista não é de procurados da PF bem que poderia olha o timaco que jogou o RJ nessa podridão brizola
    Marcelo Alencar conde César Maia garotinho rosinha Dudu malvadas witzel .Cabral.benedita é outros vejam que time maravilhoso vamos reclamar de que.Agora para governador em 2022 olha o nível tô time Freixo defensor de bandido.garotinho.santa cruz
    Ciro Garcia esse coitado é contra tudo tem outros que nem lembro como melhorar o RJ não tem como.uma coisa que os políticos não falam todos os impostos estaduais todos esses impostos são mais altos aqui e tem outra garotinho criou e Benedito assinou um imposto chamado ST.substituicao tributária. Vou explicar uma empresa compra um produto em SP com ICMS de 18% mas aqui no RJ essa alicota é 35 % essa diferença tem que ser paga e a tal substituição tributária é una vergonha um absurdo total e ninguém toma providências e o povo paga e não reclama IPVA aqui tbm e o mais caro.sabe esses caminhões da Ambev é outros grandes empresas que tem frotas de carros e caminhões são explicados fora do RJ a alicota aqui se não me engano é 2 ou 3% em Recife e 0.5% aí essas empresas emplacam seus caminhões lá recolhem o IPVA por lá e Rodam por aqui estragando as ruasbsrm pagar impostos a localiza tem muitos carros todos explicados em MG com alicota de 0.5% pq nenhum deputado faz uma proposta para que seja explicados aqui
    A prefeitura com o isso é o mesmo problema empresas de call center São quase todas em Salvador lá o isso é menor resumindo pagamos e caro toda ess roubalheira de políticos no estado do RJ
    Não tos contra partida.nao t hospital não tem escola.nao tem saneamento. Não temos ruas sem buracos caiu duas gotas de água a cidade submerge. Os empresários de ônibus fazem o que querem a justiça proibiu o aumento das passagens eles tiraram os ônibus das ruas o mesmo acontece com o trem e o metrô o negócio é pegar a BR 101 ou 116 e dar um tchau está difícil viver no rj

  14. Uma vergonha inimaginável ver esse Diário, normalmente tão bem visitado, emprestar sua pena para esse desperdício de dinheiro público que é Wagner Victer, infame por ter tentado desmontar a rede Faetec, enquanto Presidente da mesma, ter se aproveitado da “boquinha” na Seeduc, enquanto Secretário da supracitada pasta, e finalmente, ter sido porta-voz da remoção bilionária da nossa ALERJ para o prédio do antigo BANERJ, inacessível ao povo, que vê, com isso, seu direito de supervisionar seus representantes cerceado. Vocês arrumam comentaristas melhores.

  15. Quanto a estarmos sem o Autódromo do Rio, o que corre é que as Olimpíadas vieram como argumento, na verdade era um complexo de uns “50” prédios no local em parceria, mas a turma nova não lembra que 70% de toda aquela área era um forte brejo e mal se conseguiu fazer a o 1° Autódromo da Caledônia em 1966, para o 2° foi aterro de tudo naquela área , tanto que o projeto foi meio comprometido na época pois a torre de cinco andares andou e só encontrou piso forte ali.

  16. Da forma que fora realizado estas corridas no Galeão, poderiam amadurecer já, os valores alvitantes para o monta e desmonta das instalações, poderíamos já na prática realizarmos nós dois fins de semana seguinte com outras categorias de porte nacional, como a Fórmula Truck , assim fechando um mês com três corridas nacionais de âmbito, vamos pensar cariocas ? Mãos a obra. !!!

  17. Acompanhei a discussão sobre o autódromo na Floresta do Camboatá. O pessoal contrário deu mais de uma sugestão de lugar onde poderia ser o autódromo ao invés de bem em cima da última área daquele tipo de mata na região. Mas aparentemente havia um outro interesse além da construção, porque não se viu um debate que considerasse outra localização além daquela.
    E que argumento é esse de que as pessoas não podem opinar na localização de um empreendimento do tipo? Ele é para servir a quem, afinal?

  18. Infeliz foi a matéria de reportagem ao comparar um fracasso de projeto com o gigante Rubens Barrichello, isso nunca deveria ser postado! Lamentável!

  19. O RJ é a pseudo cidade maravilhosa de merda, isso aqui já deu, hj meu sonho é ir embora disso aqui, uma cidade suja, corrupta, cheio de gente mal educada, uma cidade em decadência, por tdo q n presta, o Galeão no final será um vazio, um elefante branco a ser problemático, isso se futuramente n se instaurar uma favela igual a q tem perto do msm Galeão, favela essa q nem deveria existir e q foi formada tb por fruto de corrupção de nossas pseudos autoridades da época.

  20. O texto, vindo de quem é, até que é bom, realmente jogaram, sujo para não ter um autódromo no Rio, pois o combinado era ceder Jacarepaguá e fazer em Deodoro. Fez tudo certo, mas no final foi infeliz dizendo que éramos rubinhos, desmerecendo um grande piloto! Tomara que tome um processo dele!

  21. Infelizmente sou moradora de Ricardo de Albuquerque e infelizmente o que estou vendo que não demora muito essa área vai ser ocupada por invasões! Preferia o autódromo! Enfim ! Infelizmente não posso fazer nada!

  22. Infelizmente sou moradora de Ricardo de Albuquerque e infelizmente o que estou vendo que não demora muito essa área vai ser ocupada por invasões! Preferia o autódromo!

  23. Nunca mais teremos um autódromo, isso e um fato, maldito seja todos aqueles que construíram para isso, e eu vou continuar a correr nas rodovias arriscando minha vida e a dos outros.

  24. Camboata vive! Tivemos uma grande vitória na preservação de mais uma área florestal.

    Com relação a essa reportagem que considero como uma coluna de opinião: lamentável!

  25. O que vc deveria ter feito enquanto presidente da CEDAE nunca fez agora vem falar de autódromo com desculpa que o galeão está esvaziado? O povo tá sem dinheiro pra viajar! Quem tem dinheiro pra assistir uma corrida?
    Vamos pensar no básico?
    SANEAMENTO JÁ!

  26. Digo não a destruição da área do Camboatá. Há outras áreas que poderiam ser utilizadas para autódromos. Quanto ao Galeão e seu esvaziamento tem seus motivos para essa situação: falta de investimentos em transporte de massa no Rio e Grande Rio, falta de investimentos na indústria no Rio de Janeiro e a despoluição da Baía de Guanabara e Lagoas. Saturaram a linha Vermelha e a Transbrasil, para mim, deveria ser uma linha de metrô ou um trem de com o terceiro trilho (igual o metrô). O VLT poderia chegar até o aeroporto e a Ilha do Governador e também a São Cristóvão. A falta de integração com os modais é um outro problema no Rio de Janeiro.

    • A integração entre os modais existe – o VLT veio por exemplo para costurar essa integração física entre todos os modais no centro: barcas, metro, trem, teleférico, brt, ônibus e navios. Faltou-nos a integração tarifária!

  27. É que nem aquela palavra da Bíblia: que Ele cresça e eu diminua. Que dizer: Que São Paulo cresça ainda mais e o Rio de Janeiro diminua cada vez mais.

  28. Em tempo: GALEÃO II: O PT – Partido dos Trabalhadores NUNCA governou o Rio de Janeiro (Cidade e Estado). No período Lula/Dilma, na presidência do Brasil, os aeroportos, incluindo o Galeão Tom Jobim, estavam sempre cheios, o povo trabalhador voando livre pelo país, mas as ‘zelites’, dos atrasos, davam chiliques nos balcões aeroportuários, pois não aceitavam dividir os aviões com a Classe Trabalhadora. Agora é isso, Galeão vazio, aéreas demitindo, preços das passagens elevadíssimos, e as ‘zelites’ voando nas aeronaves e saindo dos aeroportos que acham ser seus. Suas mídias colocando culpa na Pandemia, e agora na guerra russo-ucraniana. O fato é que, se Lula – PT voltar o povo voltará a voar.

    • Marcos Paulo Valério de Brito, pegue um calendário de 2015, um pouco menos e veja que o esvaziamento do Galeão já vinha acontecendo nessa época. Era de PT, Dilma e Temer. Paulatinamente o Galeão, outrora o aeroporto Internacional do Brasil foi se tornando um aeroporto doméstico. E isso começou no poder do PT. Isso vc não pode negar. Os motivos ? Não sei. Seja racional e não só partidário.

  29. Vagner victer , você está num mundo inreal , não foi feito por simples motivo? Ninguém tem dinheiro para investir em algo que só irá ser usado uns 10 Dias do Ano. A não ser se o governo assumisse uma parte desse negócio. Como os políticos estão cansados dessas Malandragem que impõe no Rio , acabou que não vingou a construção desse Autódromo. Eu não acredito que foi por causa da situação ambiental
    ou outros motivos . Vagner victer com dinheiro? eles vendem até o Cristo Redentor.

    • Se é assim, pq construíram aquele lixo lá no lugar do autódromo? Pq aquilo não se usa nem 10 vezes por ano e sua construção foi apoiado incondicionalmente.

  30. GALEÃO! Já dei minha opinião. Se segue vazio é porque o povo não tem dinheiro para viajar de avião.
    AUTÓDROMO! Bem, nesse caso deveria ter ficado aonde estava, em Jacarepaguá.
    Wagner Victer! Esse, é um carreirista-mor, especialista em tudo, da CEDAE à corridas de automóveis, passando por essa atual boquinha na direção administrativa da ALERJ.
    GOSTEI do RJ ser uma favela cercada de “ilhas de cidade”. Faltou dizer que banhado pela baía do esgoto e governado por políticos escrotos.

  31. Honestamente, acho que a cidade do Rio de Janeiro tem outros espaços a serem explorados para transformar em autódromo. Não sendo necessária a utilização de uma área de preservação ambiental do exército. Sem falar que área fica ao lado da Avenida Brasil, num trecho temido por muitos por seus engarrafamentos. Seria muito mais interessante trazer desenvolvimento para outras regiões da cidade, onde há mais espaço para construção de uma infraestrutura digna e contemplando lugares carentes de lazer. Santa Cruz e Guaratiba tem terrenos gigantescos a beira do BRT. Campo Grande também tem espaços ociosos a beira da Avenida Brasil sem engarrafamentos. É necessário distribuir investimentos por toda a cidade.

  32. Será que é necessário destruir para gerar algo novo? Por mais que a hoje floresta Camboatá não seja de proteção ambiental, o que foi algo largado por décadas para usufruto do Exército como campo de manobras hoje pode gerar benefício urbano. Por que o autor do artigo não discute também o negócio malfeito entre os construtores do mega-empreendimento imobiliário que foi levantado no autódromo em terreno com finalidade publica na permuta com um m2 muito inferior a região, dando lucro a empresários contando com uma área militar a ter destinação modificada. Deram filé mignon e recebemos osso de volta. Com a palavra os Governantes da época (Dudu, Cabral, Lula). Por fim, prova que o Rio não mais áreas de grande porte disponíveis, uma cidade engessada.

  33. Incrível a necessidade de comentários incluírem “carteiradas” de títulos, dizendo sou isso, aquilo. O Rio era uma cidade com favelas. Hoje o Rio é uma favela com ilhas de cidade. A mídia, totalmente idiotizada, comunista caviar, é a favor de tudo que é podre. O autódromo jamais poderia ter saído de Jacarepaguá. O elefante branco das roubolimpíadas jamais deveria ter existido. É muita gente fazendo merda e roubando, jogando contra, por décadas. Esta cidade acabou. E xiitas ambientais de ar condicionado não enganam mais ninguém. Vcs são o atraso do país.

  34. Belo artigo. Porém não vamos confundir um problema com outro.
    O problema do Galeão é acesso. Vamos parar de choradeira. Aliás o problema da nossa cidade sempre foi a máfia dos ônibus e metrô. Quem não lembra do prolongamento da linha do metrô para a Barra para não licitarem a outra que sairia da Gávea?
    Agora está essa choradeira sendo que ninguém quer voar pelo Galeão devido a distância e falta de transporte público além uma linha vermelha deplorável.
    Quanto ao autódromo concordo com tudo. Tbm tenho especializações em MA porém saí da área pois não aguentei os ecochatos donos da verdade. Foram criados e apartamento, não conhecem a realidade do campo, nem do desenvolvimento sustentável.
    Vamos ver o que a Europa tão defensora do meio ambiente vai fazer com a crise energética.
    Portugal tem uma mina de lítio gigantesca. Duvido que não vão começar a explorar, sendo que a cidade onde está localizada a mina é protegida.
    Hoje no Rio não temos um local para treinos de Kart, e categorias que dão acesso a futuros Piquet, Senna ou Rubens. Uma pena.
    Futuros Piquet, que foi tricampeão sem apôio da família, não existirão pois as famílias enviam seus filhos para treinar no exterior pois no Brasil não temos mais um kart de qualidade bem categorias de base acessíveis.
    Infelizmente o Rio sofre com péssimos governantes.
    Basta a ver o BRT, que era pra ser entregue nas olimpíadas, o centro do Rio que era pra ser como el Puerto revitalizado de Buenos Aires (uma maravilha para quem conhece).
    Obviamente temos o nome RJ que SP no exterior não tem como concorrer. Porém para o brasileiro médio, SP é sinônimo de seriedade, educação e serviços de qualidade.
    Pq não juntar o jeito e a beleza carioca com o bom de SP?

  35. O autódromo original,em Jacarepaguá,nunca deveria ter sido demolido,mas interesses escusos falaram mais alto. Sem falar que o GP no Rio era o preferido pelos pilotos,desde o traçado da pista até a beleza do Rio De Janeiro. Mas o interesse pela área pra fazer aquele elefante branco deu a última palavra. Sem falar que o Dudu Paes queridinho da mídia havia jurado de pés juntos que o autódromo de Jacarepaguá só seria demolido depois que o novo estivesse pronto e em funcionamento. Incrível como existe uma espécie de blindagem em torno desse prefeito por parte da mídia. Já que o estrago foi feito, talvez fosse interessante realizar uma corrida no Aterro do Flamengo, que já é interditado aos domingos. Além de ser um local de beleza indiscutível.

  36. Respeito sua opinião mas ela é equivocada. Falar em remanejar uma floresta tão grande como se fosse algo fácil ou pior, de interesse da iniciativa privada, acho, no mínimo, uma ficção. Há muitas outras áreas livres na região metropolitana. E com relação a afastar negócios… O problema são as escolhas de quem quer implementar o negócio. Se já se sabia que alia havia uma floresta grande em região urbana, que há um movimento ambiental (ainda bem) e uma consciência mais ativa na preservação (ainda bem), ninguém pode vestir o manto da inocência achando que era só passar um trator. O Galeão é um aeroporto privado, se está vazio é problema de gestão. Se o Santos Dumont (que não é privado) está cheio, sua governança é eficiente. E lembrando que a floresta do Camboatá é sim uma zona de preservação ambiental, sancionada pela prefeitura do Rio.

  37. Piada com Rubinho? Sério? Não “inventaram” nada. A área é uma floresta, além de ter todas as complexidades que aquela região oferece. Já o parque olímpico, de onde o autódromo nunca deveria ter saído, ainda pode, com uma fração do investimento em relação a Deodoro, compartilhar pista e parque, a exemplo de Sochi e Montreal.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui