Wallpeople no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

WallpeopleNo dia 9 de junho o Rio de Janeiro vai participar com mais 31 cidades ao redor do mundo do evento “Express Yourself” do Wallpeople, onde participantes anônimos poderão expor suas obras artísticas em um mural ao ar livre para reivindicar o espaço urbano como meio de expressão. Será na Tijuca, na Avenida Heitor Beltrão, na esquina com a Rua Alzira Brandão ao lado do Teatro Ziembinski; em frente à estação São Francisco Xavier do metrô. E irá das 15h30 às 17h30

Por um dia, anônimos serão os autênticos protagonistas de uma exposição para lá de particular. Um muro de uma rua será transformado em uma galeria de arte ao ar livre onde cada participante poderá exibir suas próprias obras e observar as dos demais.  Desenhar, escrever um relato, fazer uma foto, criar um objeto, estampar uma camiseta…

O Wallpeople tem como objetivo, com o tema universal de 2012 "Express Yourself", que as pessoas manifestem livremente seus pensamentos e sua criatividade, compartilhando-os com os demais em um espaço público. Não importa a temática, o formato ou a mensagem, o único requisito é que as criações possam ser postas em uma parede com fita ou cola adesiva. Por sua vez, o evento acredita que seja uma oportunidade também para que artistas e criadores amadores do Rio tenham uma maior visibilidade e possam interagir pessoalmente entre eles. 

Advertisement

Para quem não sabe o Wallpeople é um projeto de arte colaborativa criado em Barcelona e que convida as pessoas a criar e a formar parte de um momento único em um espaço urbano determinado. O objetivo da ação é compor uma obra de arte que esteja sempre se renovando nas ruas e feita por todas.

Nessa edição, além do Rio, participarão: Barcelona, Lleida, Madri, Valencia, Málaga, León, Bilbao, Palma de Mallorca, Lisboa, Porto, Roma, Budapeste, Berlim, Bratislava, Varsóvia, Istambul, Bangkok, Kuala Lumpur, Nova York, Miami, Toronto, San Juan do Porto Rico, Santiago do Chile, Buenos Aires, Cidade do México, Monterrey, Guayaquil, Panamá, Caracas, Lima e Bogotá.  

Ainda não foi divulgado o local exato de onde será o evento no Rio que, por acaso, está sendo capitaneado pelo Pedro Paulo Bastos do “As Ruas do Rio

    Como participar:

  • No dia 9 de junho, dirige-te ao local especificado e leva a tua ou as tuas criações. Uma ou várias fotografias que você tenha feito e que autoexpresse você!

  • Serão aceitos todos os tipos de trabalhos e técnicas: desenho, pintura, gravura, ilustração, fotografia, colagem, BD; artesanato em papel e cartão, croché, guardanapos, Post-it’s; composições mistas, postais, origami, poemas…

  • O tamanho e forma são livres, mas não são aceites peças gigantes (1 x 1 m.).

  • O evento é efémero e decorre durante apenas duas horas: 1 hora para a construção do mural e 1 hora para exposição.

  • Atente para o horário do evento – procure chegar na hora, pois ele não se prolongará por muito tempo. Vai ter duração máxima de 2 (duas) horas.

  • A organização terá à disposição Bostik, no entanto recomenda-se aos participantes que também tragam este tipo de material para colar.

  • Cola o teu trabalho ao lado de outro, com um pequeno espaço entre os dois, respeitando as criações.

  • Uma vez que o mural esteja completo e passado um tempo de exposição, a organização dará um aviso para indicar o fim da obra. 

  • Neste momento, você poderá retirar as suas próprias fotografias ou levar a de outro participante.

  • Se desejar que alguém leve a sua foto, escreva seu e-mail no verso para que a pessoa possa comentá-la posteriormente, e assim tornar o mural uma experiência mais interativa.

    • Não são permitidos:

        • Trabalhos que necessitem de ganchos ou pregos para serem postos na parede. Não é permitido perfurar a parede.

        • Trabalhos pesados que não possam ser postos na parede com Bostik ou fita-cola. Não poderão ser postos no chão.

        • Trabalhos ofensivos ou discriminatórios.

        •  

          Mais informações:  Web: www.wallpeople.org

          Facebook: http://www.facebook.com/WallpeopleOfficialPage

          Twitter: http://twitter.com/Wallpeople

          Advertisement
          Receba notícias no WhatsApp
          entrar grupo whatsapp Wallpeople no Rio de Janeiro
          Advertisement

          Comente

          Por favor digite seu comentário!
          Por favor, digite seu nome aqui