Walter Leiras: Se o bairro de Rocha Miranda fosse nosso

'Tido como um dos bairros mais tranquilos da Região Administrativa de Madureira, o bairro de Rocha Miranda não vive mais seus tempos áureos - e muito disso se deve a uma série de descasos feitos pelo poder público'

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Inspirado no nome de uma das famílias mais polêmicas do período da escravidão no Brasil, os Rocha Miranda, o bairro homônimo está longe de toda essa polêmica. Tido como um dos bairros mais tranquilos da Região Administrativa de Madureira, o bairro de Rocha Miranda não vive mais seus tempos áureos – e muito disso se deve a uma série de descasos feitos pelo poder público.

Tudo começa quando se fala de investimentos e urbanização do bairro, já que houve outros próximos que receberam obras como o Parque Madureira e outras áreas que tiveram incentivos graças aos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Rocha Miranda até recebeu uma área da expansão do Parque, mas com muito menos atrativos (e que, por isso, com muito menos movimento).

Eder Ramos é morador do bairro e, apesar de gostar de viver local, afirma que muita coisa poderia melhorar. Inclusive, aponta o parque como uma das áreas com mais potencial do bairro: “Essa segunda parte do Parque Madureira é muito subutilizada, menos vibrante do que a primeira parte, sobretudo à noite. Não tem movimento, nem comércio, como a parte que fica em Madureira.”

O bairro ainda tem os problemas que a maior parte dos bairros da Zona do Rio: mobilidade e segurança. “Os moradores têm instalado portões por conta própria nas ruas, e isso prejudica entregadores, uber… tudo por conta da insegurança que tem assolado o bairro.”, completa Eder.

Advertisement

Essa atitude dos moradores do bairro tem partido de assaltos que têm acontecido à luz do dia, em pontos de ônibus, mesmo às margens da movimentada Avenida dos Italianos, que corta o bairro, e ainda passa também por Coelho Neto. Além de assaltos à mão armada, a população tem tido que lidar com invasões nas suas residências – e comércios, com roubo de fios.

A Associação do Comércio do Bairro até tenta realizar algumas ações em prol da população, atuando no comércio, lazer e urbanismo, mas sem muito amparo das lideranças  locais. Fábio Mayrinck, outro morador do bairro, relata sobre os incentivos que outros bairros têm, mas que Rocha Miranda não recebe. “Estão dando condições ao comércio, à segurança em outros bairros, falta um pouco desse investimento aqui também em Rocha Miranda. O poder público precisa criar oportunidades aqui.”

Assim como Fábio e Eder, outros moradores do bairro acreditam que Rocha Miranda tem lugares que podem se tornar áreas de lazer importantes para atender à população da região. Tudo que precisa acontecer é a entrada do poder público com soluções similares às que outros bairros estão recebendo. Mais uma vez, o que falta é a atenção e a vontade de agir em um bairro que não está nas novelas, nas telas da TV.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Walter Leiras: Se o bairro de Rocha Miranda fosse nosso
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente explanação sobreo bairro que mesmo violento tem seu charme… como bem colocado carece muito de onvestimento público e vontade da própria população local na cobrança das autoridades públicas. Os índices de assalto tem sido consideravelmente altos.

  2. Cuidado com radialistas que querem se tornar políticos: tivemos uma experiência no passado e ela não foi nada boa. Precisamos de MENOS políticos e não mais políticos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui