Washington Reis surge como possível candidato bolsonarista ao governo do Rio em 2026

Ex-prefeito de Duque de Caxias e atual secretário estadual é cogitado para sucessão de Cláudio Castro, mas enfrenta investigações e desafios políticos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nos bastidores da política fluminense, Washington Reis (MDB) tem sido apontado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro como um possível nome para a disputa ao governo do Rio de Janeiro em 2026. Ex-prefeito de Duque de Caxias e atualmente secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Reis é uma figura influente na Baixada Fluminense, região estratégica para a política estadual. As informações são de Igor Gadelha/Metrópoles.

Investigações e desafios políticos

Apesar de ser considerado uma alternativa para o grupo bolsonarista, Washington Reis enfrenta obstáculos. Em julho de 2024, foi alvo de uma operação da Polícia Federal que apura a falsificação de certificados de vacinação contra a Covid-19. A investigação aponta que registros falsos de vacinação de Reis e seus familiares teriam sido inseridos no sistema do Ministério da Saúde por secretários da Prefeitura de Duque de Caxias.

Essas denúncias podem enfraquecer sua candidatura em um cenário onde a imagem pública será decisiva para competir com nomes como o do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tido como um dos favoritos para a disputa.

Bolsonaro pondera dificuldades

Segundo fontes próximas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Reis tem boa relação com o líder bolsonarista, mas o ex-presidente considera prematuro lançar seu nome agora. Bolsonaro reconhece a dificuldade de encontrar um candidato competitivo para enfrentar Eduardo Paes, que possui alta popularidade e apoio consolidado na capital.

Ainda que Reis seja uma figura forte na Baixada Fluminense, a estratégia de ampliar seu alcance para outras regiões do estado ainda é uma questão em aberto.

Sucessão de Cláudio Castro

O atual governador Cláudio Castro (PL), reeleito em 2022, não poderá concorrer a um novo mandato em 2026 e, até o momento, descartou disputar outro cargo político. Isso deixa o campo bolsonarista sem um sucessor natural, abrindo espaço para nomes como o de Reis, que representa uma tentativa de manter a influência do grupo no estado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Washington Reis surge como possível candidato bolsonarista ao governo do Rio em 2026

8 COMENTÁRIOS

  1. Um homem como uma ficha criminal imensa e pendências com justiça (não tô falando do Jair), de direita: Pátria, Deus e Família como candidato?

    Do jeitinho que o carioca ama.

    Washington Reis devia estar é preso, mas a Justiça é uma leoa com alguns e Tchutchuca com outros, né?

  2. O Washington Reis vai se afastar do “bolsonarismo”. Se for candidato, vai ser pelo centrão. Mas é muito difícil um candidato de fora da capital ter chances. O Rodrigo Neves foi candidato com apoio do Eduardo Paes e não superou a votação do Fernando Peregrino de 2010.

  3. Tenho certeza que o Rio de Janeiro só tem a ganhar com Washington Reis no comando do Estado.

    Ele está pronto para gerir, e tem musculatura política suficiente para derrotar quem quer que com ele concorra.

    Vamos com tudo Washington Reis “O ESTADO DO RIO DE JANEIRO PRECISA DE VOCE”

  4. Os ‘tentáculos bolsonaristas’ continuam ávidos por poder e fama, sem nenhum preparo ou mérito. Que tristeza observar a que ponto chegou a política em nosso país…

  5. PIADA né?
    Um cara ficha suja, continua como Secretário de Transporte e ainda quer ou almeja um cadeira no Palácio do Governo do RIO? Me poupe.
    Não terá meu voto jamais, vai destruir o Rio a exemplo do que ocorre em Xerém.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui