William Bittar – Escultura da Maternidade: a descaracterização de um ícone do modernismo brasileiro

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a famosa escultura presente na Praia de Botafogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Escultura da Maternidade - Foto: Reprodução

No gramado da Praia de Botafogo, diante da Igreja da Imaculada Conceição, jaz um grupo escultórico de mármore, praticamente invisível devido à sua implantação, uma ilha cercada por vias de tráfego intenso: a Maternidade, oportunamente aqui destacada como homenagem às mulheres e ao Dia das Mães.

Aquela figura feminina, com uma criança no colo e rosto apoiado no seio materno, sequer desperta a curiosidade dos transeuntes, quase oculta sob o viaduto Santiago Dantas e difícil acesso aos pedestres.

Trata-se de uma obra esculpida por Celso Antônio de Menezes, artista moderno brasileiro, responsável por diversas outras esculturas distribuídas pelo país, assim como algumas integrantes de um edifício referencial para a arquitetura moderna internacional, o Ministério da Educação e Saúde, projetado e construído no primeiro governo Vargas.

A força feminina encontra-se expressa com energia em trabalhos do escultor, nem sempre correspondendo às expectativas da sociedade da época, pois apresentam mulheres plenas da sensualidade tropical.

Advertisement

Em relação ao conjunto escultórico do Ministério, a professora e arquiteta Sandra Branco, em livro lançado recentemente sobre o Palácio Capanema, noticiado neste jornal, aborda alguns pontos muito significativos como a presença da representação feminina dominante nas esculturas, ainda que a maioria produzida por homens.

Ali está, no térreo, o Monumento à Juventude Brasileira, de Bruno Giorgi, que substituiu a proposta do Homem Brasileiro, de Celso Antonio. Também neste piso encontra-se a Moça em Pé, do mesmo autor, no hall privativo para o Ministro. No terraço-jardim, anexo ao gabinete ministerial foram implantadas duas esculturas, a Moça Reclinada, de Celso Antonio, depois removida deste terraço-jardim, e a Mulher Sentada, de Adriana Janacópulos.

Destaque-se que esta artista é a única representante feminina presente no grupo responsável pelas artes integradas e produziu uma vigorosa escultura em granito cinza que traduz a força da mulher brasileira, com seus traços marcantes e uma posição que indica o movimento de se erguer do pedestal, diferente de uma postura passiva. Em entrevista à imprensa, Janacópulos revelou as diretrizes para sua escultura desde os estudos iniciais, pois era necessario que a nossa esculptura fixe tal modelo, eternize as linhas e a vida interior da brasileira de hoje – tal como ela existe já no romance, na poesia, na música (na canção popular) e mesmo na pintura.

Sobre o núcleo da escada helicoidal que liga o térreo ao salão do mezanino, originalmente dispunha-se a Maternidade, escultura que foi retirada do local, por questões de gosto pessoal, como no caso de Lucio Costa, arquiteto e funcionário do Ministério, que, aproveitando a realização de serviços de manutenção no edifício, encaixotou a obra e autorizou sua sua transferência para os jardins da Praia de Botafogo, em 1968. Neste novo endereço ela queda-se exposta às intempéries (registre-se que foi idealizada para um ambiente fechado) e ao vandalismo, provocando sua deterioração.

Algumas daquelas obras para o Ministério da Educação nasceram incompreendidas, como o Homem Brasileiro, de Celso Antonio, nunca construído; a nudez sensual da Moça Reclinada, que causou protestos de conservadores; a força nativa da Mulher Sentada, de Janacópulos, acompanhando a Moça nos jardins ministeriais, pouco visitados pelo grande público; as duas peças que se encontram mais acessíveis à contemplação, o Prometeu de Lipchtiz, motivo de polêmicas, rejeições e pilhérias, desde sua colocação na empena cega do auditório, ou o colossal conjunto Juventude, de Giorgi, a única escultura que inclui um casal, mas nesse caso, com o sutil posicionalmento da figura masculina à frente. Uma concepção forte e vigorosa, que homenageava os jovens, procurando aproximá-los do Estado Novo.

Aquele jovem casal percorre o átrio, caminhando sob os pilotis, diante dos azulejos de Portinari e entre os jardins de Burle Marx. Em algum momento da história recente participaram ativamente dos protestos estudantis, entre cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo. A figura feminina pode até estar caminhando atrás, porém certamente protegendo o companheiro, aguardando o momento de seguir ao lado, quem sabe até os jardins da Praia de Botafogo para resgatar a Maternidade para seu lugar de origem, de onde não deveria ter saído.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp William Bittar - Escultura da Maternidade: a descaracterização de um ícone do modernismo brasileiro
Avatar photo
Carioca, arquiteto graduado pela FAU-UFRJ, professor, incluindo a FAU-UFRJ, no Departamento de História e Teoria. Autor de pesquisas e projetos de restauração e revitalização do patrimônio cultural. . Consultor, palestrante, coautor de vários livros, além de diversos artigos e entrevistas em periódicos e participação regular em congressos e seminários sobre Patrimônio Cultural e Arquitetura no Brasil.
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. O modernismo é um câncer, o modernismo Brasileiro então… Só criou as estruturas mais feias já existentes, derrubou o velho, o belo, o transcendente para criações de obras datadas e que não passam do teste do tempo além de criar um típico pensamento do carioca: pra que conservar? Deixo cair aos pedaços e depois derrubo e construo de novo. O pensamento que fez a cidade se descaracterizar de tal forma que virou uma colcha de retalhos, uma cidade que transparecia beleza hoje é uma desordem e o pior, feia pelo excesso desse modernismo cafona. Ninguém para para admirar por mais de 1 minuto algo moderno, não tem muito o que se admirar mas o clássico, o neoclássico, eclético… A cada olhada é um detalhe novo, um significado,uma forma.

    • Caro Nil,
      Seu comentário coincide exatamente com o pensamento de um famoso lider Z do século passado que realizou uma grande exposição de arte X em um país europeu Y. Dito lider causou a morte de milhões e milhões de seres humanos além da destruição total de várias cidades.
      Para encurtar: a exposição se intitulou “Arte Degenerada” e aconteceu sob iniciativa do Adolfinho Aquele. Qual? Adolfo Hitler, sim o próprio, o mais criminoso dos criminosos dos últimos tempos. O ano era 1937, na Alemanha em seu 4? ano de regime nazista! Em 1933 quando Hitler assumiu o poder, ameaçou os artistas dando 4 anos para se “adaptarem”. Os artistas expostos e ridicularizados na dita exposição em 1937 foram nada mais nada menos que os gênios do século XX reconhecidos e consagrados por todos os povos e museus do mundo!
      Ora Sr. Nil, o Sr. deve se informar melhor sobre arte e história da arte antes de ficar se expondo ao ridículo com sua ignorância. Ou melhor, o Sr. deveria tentar um bom tratamento psiquiátrico reforçado com remédios que a moderna indústria farmacêutica tem a oferecer.
      Claro que existem outros caminhos.
      O AMOR por exemplo.
      O Sr. já experimentou ?
      Passar bem!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui