Wilson Witzel apostando em Pedro Fernandes para prefeito em 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução Internet

Nem Marcelo Crivella (PRB), nem Rodrigo Amorim (PSL), ao que parece o governador Wilson Witzel (PSC) está apostando forte no nome de Pedro Fernandes (PSC) para ser seu candidato a prefeito do Rio em 2020. Pelo menos são estes os sinais que ele está dando e que o colunista Cássio Bruno, do Informe/O Dia está captando.

Witzel nomeou esta semana como subsecretário de Projetos Especiais, o Coronel dos Bombeiros João Carlos Mariano Santana Costa. O coronel é considerado homem forte de Pedro Fernandes, e coordenará algumas das ações que tem mais destaque no governo, Segurança Presente, a Lei Seca e a Barreira Fiscal. 

Mariano Santana ficará subordinado a secretaria de Governo e Relações Institucionais de Cleiton Rodrigues. E os 2 já foram colegas em outros governos, é que o bombeiro foi chefe da Defesa Civil durante o governo Cesar Maia, quando Cleiton era sub-secretário de governo. O coronel também trabalhou no gabinete de Pedro na ALERJ quando ele era deputado. O coronel o substituiu, em 2014, no comando da Secretaria de Assistência Social no governo Pezão. Naquele ano, Pedro deixou o cargo para disputar as eleições. Costa passou ainda pelo governo Crivella graças à vereadora Rosa Fernandes, mãe de Pedro. 

Outro sinal dado por Cássio Bruno foi que na 2ª feira, 29/7, Witzel fez muitos elogios a Fernandes durante o lançamento do programa “Escola Pra Vida“, que visa aumentar o número de colégios com turmas em tempo integral.

Advertisement

Vale ressaltar que Pedro Fernandes é filho de Rosa Fernandes (MDB), uma das principais opositoras ao Bispo Crivella na Câmara dos Vereadores. Caso a candidatura de Pedrinho, como é chamado pelos mais próximos, vingue, Rosa terá uma grande vitória dividindo os votos no campo conservador, que somada a candidatura de Rodrigo Amorim pelo PSL, e a possível de Otoni de Paula pelo PL, pode deixar Crivella bem distante do 2º turno.

E a candidatura de Fernandes é viável também por ele estar longe de representar o conservadorismo esquizofrênico de Otoni e Amorim, e também não representa uma incapacidade administrativa como o atual prefeito. Ele também tem bom relacionamento com quase toda a política carioca, o que pode ajudar bastante em sua pré-campanha. E, claro, se Witzel quer ser presidente mesmo, vai apostar forte na candidatura de seu aliado.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

Ouça diariamente os podcasts das Lives da redação do Diário do Rio comentando os assuntos mais importantes do dia no Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Wilson Witzel apostando em Pedro Fernandes para prefeito em 2020
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui