Wine Wednesday: Macchia Primitivo di Manduria 2015

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Macchia Primitivo di Manduria 2015 (Degustado no Ráscal do Shopping Leblon)
Macchia Primitivo di Manduria 2015 (Degustado no Ráscal do Shopping Leblon)

Os vinhos Primitivo di Manduria possuem características bem marcantes, como o fato de serem encorpado e intenso em aromas e sabores, que faz jus à personalidade da uva Primitivo. Elaborado na região da Puglia, numa área nobre para o cultivo da Primitivo – em Manduria. Exibe comumente camadas de frutas negras em compota, além de toques de couro e baunilha. Na boca é sedutor, marcado por uma textura de taninos doces. Tem bom equilíbrio e persistência, além de um final suculento.

A Cantine Lizzano tem longa tradição na produção de tintos e brancos, dedicando-se ao vinho e à produção de azeite desde 1959. Está localizada na Comuna de Lizzano, em Taranto, sul da Itália, próximo ao mar Jônico. Esta é uma cidade de origem greco-romana com pouco mais de 10.000 habitantes. Mas seu maior cartão de visita é mesmo o vinho. Tem clima ameno, com temperaturas moderadas mesmo no inverno, o que origina vinhos com uma elegância singular. A cidade de Lizzano é famosa em toda a Itália pela produção de vinhos… 

Após a colheita, as uvas são submetidas à maceração durante sete a dez dias e, em seguida, o mosto realiza a fermentação alcoólica. No final, o vinho estagia durante cinco a seis meses em grandes cubas de carvalho francês.

É um vinho de fenomenal riqueza em aromas e sabores, que lhe transportam para os campos de plantio de framboesas e cerejas, contendo ainda um toque de carvalho com especiarias e tênue chocolate. Palato inverossímil, corpo consistente com acidez média e suave álcool. Sua textura sedosa, taninos sublime, persistência longa e com refinado retro-olfato. Sofisticado vinho!

Advertisement

Altamente recomendável. É perfeito para equilibrar sabores complexos.

Harmonização ideal com carnes grelhadas e assadas, pratos condimentados e queijo gorgonzola. Também fica ótimo com pernil e lombo de porco. Ou seja, pratos com maior presença de gordura animal para acompanhar sua acidez e taninos.

Nota: 9,1
Onde comprar: https://www.oemporio.com.br/
Valor: consultar site e safra

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Wine Wednesday: Macchia Primitivo di Manduria 2015
Nota
Nota
9.1
Gourmets e gourmand desde pequeno, apaixonado por vinhos, boa comida e assuntos diversos.
wine-wednesday-macchia-primitivo-di-manduria-2015Macchia Primitivo di Manduria 2015 é um vinho de fenomenal riqueza em aromas e sabores, que lhe transportam para os campos de framboesas e cerejas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui