Witzel anuncia Programa de Integridade Pública do estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O governador Wilson Witzel assinou, nesta quinta-feira (22/08), o decreto que cria o Programa de Integridade Pública do Estado do Rio de Janeiro. A medida visa desenvolver estratégias voltadas para o combate a corrupção, na tentativa de promover um ambiente íntegro e ético nas secretarias e órgãos estaduais. A iniciativa inclui treinamentos e a criação de um canal de denúncias. Capitaneada pela Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ), a ação foi durante a abertura do IV Simpósio de Combate à Corrupção, realizado em Salvador (BA).

Hoje, assinei um decreto que implementa um programa de integridade no estado. O programa representa um legado importante porque estamos aperfeiçoando as instituições. Como governador, não poderia deixar de implementar este projeto no Rio de Janeiro porque combater a corrupção traz investimentos. É preciso que tenhamos cada vez mais um país transparente, com um bom ambiente de negócios para atrair investimentos“, afirmou Witzel.

O governador também lembrou outras medidas que a administração estadual tem adotado para combater a corrupção em 2019. Entre as ações está o fortalecimento da Controladoria-Geral do Estado.

Era preciso ter uma Controladoria do Estado atuante. Criamos o Disque Rio Contra a Corrupção, que já recebeu 805 ligações e, deste total, 61 denúncias estão em fase de levantamento preliminar ou já foram encaminhadas para as corregedorias setoriais. Entre as ações, abrimos cinco Processos Administrativos de Responsabilização – PAR, realizamos diversas auditorias em várias áreas do Estado, além da conclusão de 238 processos administrativos disciplinares recomendando a demissão de servidores estaduais“, complementou o governador.

Advertisement

Todas as secretarias, autarquias e fundações estaduais deverão desenvolver seu programa, identificando e classificando os riscos de corrupção, estruturando um plano de integridade. A Controladoria Geral do Estado vai monitorar o cumprimento do decreto e publicará periodicamente os resultados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Witzel anuncia Programa de Integridade Pública do estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui