Witzel pode anunciar paralisação das aulas nos próximos dias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Paralisação das aulas em escolas públicas e particulares nos próximos dias, um decreto que o governador Wilson Witzel (PSC) estaria preparando, pode ser mais um passo no combate do governo do Estado ao Coronavírus. Já nas escolas públicas, estabelecimentos em que o cumprimento é compulsório, farão antecipação do período de férias. A informação é do jornalista Ricardo Bruno/Agenda do Poder.

Witzel, inclusive, estaria redigindo o texto da paralisação na noite desta quinta-feira, 12/3, para já iniciar a paralisação na segunda-feira, 16/3. Mas ainda não há confirmação por parte do governo do Estado.

Na manhã de terça, a Secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso de transmissão local de Coronavírus, fazendo o estado entrar em Nível 1. Os próximos são o 2, que é transmissão sustentada, e finalmente o 3:

Quando as ações e atividades orientadas para serem realizadas no Nível 2 de ativação forem insuficientes como medidas de controle e para a organização da rede de atenção na resposta. E, ainda, quando a rede de atendimento definida for incapaz de atender à demanda. Caso o surto chegue a esse nível, além de todas as unidades citadas anteriormente, será criado pela Secretaria de Estado de Saúde um hospital de campanha e as Forças Armadas serão acionadas. Haverá ainda a utilização de leitos em unidades especializadas, com a suspensão de cirurgias eletivas.

Advertisement

O Ministro da Saúde, Henrique Mandetta, também disse acreditar que a cidade do Rio de Janeiro será a que concentrará mais casos de Coronavírus. O Tribunal de Justiça terá expediente normal na sexta-feira, 13/3, mas a partir de segunda começa a adotar medidas para evitar a transmissão do vírus, como suspensão por 60 dias das audiências e sessões de julgamento de primeiro e segundo graus.

Os prazos dos processos físicos serão suspensos por 14 dias podendo ser prorrogados, caso necessário. Muitos servidores já irão trabalhar de home office.

Já a ALERJ terá restrito para deputados, funcionários e imprensa. Visitas guiadas e audiências públicas serão suspensas e comissões especiais terão audiências por vídeoconferências. As medidas devem entrar em vigor na próxima semana e vão durar 30 dias. As sessões deliberativas no plenário, no entanto, seguem mantidas.

Na Câmara de Vereadores será permitida apenas a entrada de parlamentares, servidores, estagiários, terceirizados, profissionais de imprensa, assessores de entidades e órgãos públicos e representantes de instituições de âmbito nacional.

Visitantes só terão acessos de autorizados pelos respectivos gabinetes e cadastrados. Eventos não relacionados com as atividades legislativas estão suspensas. Sessões solenes também deverão ser evitadas e o número de convidados para os debates de audiências públicas será reduzido. A visitação pública e o uso das galerias A e B também estará suspenso. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Witzel pode anunciar paralisação das aulas nos próximos dias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui