Witzel pode cair nesta quarta-feira

Informações de bastidores dão como certo o afastamento do governador de seu cargo. Witzel é investigado por irregularidades nos contratos da Saúde do RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Wilson Witzel, governador do RJ, alvo de um processo de impeachment na Alerj - Foto: Adriano Machado/Reuters

Ao que tudo indica, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) irá afastar o governador Wilson Witzel do cargo, o comunicado oficial deve ser feito nesta quarta-feira (12/08). A medida, solicitada pela Procuradoria Geral da República (PGR), tem caráter cautelar, visando evitar interferência nas investigações, como destruição de provas e coação de testemunhas. A informação é do portal Agenda do Poder. O DIÁRIO DO RIO apurou com uma fonte na Assembleia Legislativa do RJ (Alerj) que as chances de Witzel ser afastado do cargo no dia de hoje,são grandes.

O STJ é determinado pela Constituição como o foro para apurações envolvendo governadores. Witzel, que enfrenta um processo de impeachment, é suspeito de participar de esquema de corrupção na Saúde do Rio de Janeiro, durante a pandemia do Coronavírus.

Já o Ministério Público Federal não teria solicitado a prisão do governador, razão pela qual não estariam programadas operações policiais. O possível afastamento provisório, seroa, a princípio, por prazo indeterminado, enquanto durarem as investigações do inquérito.

Wilson Witzel poderia voltar ao cargo após o oferecimento da denúncia, embora esta possibilidade seja pouquíssimo provável.O afastamento temporário do governador não impede o prosseguimento do processo de impeachment. A ação em curso na Alerj só perderia o objeto se o afastamento tivesse caráter definitivo.

Advertisement

A fundamentação do pedido de afastamento do governador foi elaborada pela sub-procuradora geral da república, Lindôra Araújo, braço direito do procurador-geral Augusto Aras. Foram colhidos elementos probatórios na operação de busca e apreensão realizada nos palácios Guanabara e Laranjeiras, e através de depoimentos de testemunhas ocorridos nos últimos dias.

Também contribuiu para embasar o pedido de afastamento o conteúdo explosivo da delação do ex-secretário Edmar Santos, que envolveu Wilson Witzel de modo direto em praticas criminosas nas contratações durante a pandemia. Daí a convicção, firmada por Lindora Araujo, de que o governador ocupa o vértice da pirâmide de uma organização criminosa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Witzel pode cair nesta quarta-feira
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui