YOU CAN SAVE – Como eu me reestruturei financeiramente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Caf-executivo-Logo.jpg

Esqueça todas aquelas teorias econômicas onde deixar de tomar um cafezinho por dia pode mudar toda a sua vida. Na teoria que desenvolvi, economizar é o lema, mas viver é o principal. Mais do que ninguém, sei o quanto é difícil ficar sem dinheiro, mergulhado em dívidas e sem  uma luz no fim do túnel, pois quem está endividado, tem uma bola de neve à sua frente, bola esta que só faz crescer e torna-se cada vez mais perigosa e difícil de ser controlada.

Por outro lado, quem trabalha, melhora sua vida financeira, inevitavelmente aumenta os seus gastos, pois deseja ter acesso a bens duráveis e não duráveis.  Sempre digo que isto é muito natural, é humano! Afinal, somos bombardeados por estímulos da mídia o tempo inteiro e é muito difícil resistir. Só mesmo um monge budista para ficar alheio a todos estes desejos consumistas.

Mas, finalmente, aprendi que de nada vale satisfazer a todos os nossos desejos, se depois não conseguirmos colocar a cabeça tranquila no travesseiro ou termos que desligar o telefone para fugir dos cobradores. Que felicidade é esta? Na verdade, é uma farsa, não é felicidade.

Advertisement

Por isso, meu lema é: se você pode, compra. Mas se não pode, não compra! Foi assim que me transformei no maior inimigo do endividamento. O parcelamento é o maior vilão do brasileiro. Sempre aconselho que o ideal é comprar apenas o que é realmente necessário e à vista e sempre separar uma reserva do rendimento mensal para o futuro.

Mas a esta altura você deve estar se perguntando quem é este cara que dá conselhos sobre educação financeira e, na verdade, fez fama como coreógrafo e hoje é diretor na Tv Globo? Apesar de não ser formado em economia, sou técnico de contabilidade e tenho diploma de Marketing, mas não são os canudos que me dão esta propriedade para falar e ensinar sobre finanças. Aprendi na vida, a duras penas. Ganhando e perdendo tudo. Mas me recuperando sozinho.

Muitos devem se lembrar de mim como o Fly, que fez fama no grupo YOU CAN DANCE nos anos 90 como dançarino e coreógrafo no programa da Xuxa. Ali, fiz fama e dinheiro. Dinheiro este que não soube administrar e, literalmente, acabei dançando em minhas finanças.

FLY VAGNER 3
Fly Vagner, de dançarino do You Can Dance a consultor financeiro.

Fácil entender quando voltamos no tempo e lembramos da minha infância pobre no Morro da Mangueira. Menino esforçado, filho de Dona Acácia, que nunca se contentou em apenas estudar. Eu estava sempre fazendo bicos para ganhar um dinheirinho e antes mesmo de completar 18 anos, já estava empregado com carteira assinada como empacotador em uma grande rede de supermercados. Mas foi na dança que o sucesso bateu à minha porta. Juntamente com três amigos da comunidade onde morava, todos craques no street dance, grande modismo na época, criamos o grupo You can Dance.  Depois de muitas apresentações na vizinhança, nas festinhas dos amigos, finalmente conseguimos uma chance no Programa da Xuxa. Contratados pela então produtora Marlene Matos, crescemos, aparecemos e, claro, ganhamos dinheiro. Daí veio o apelido de Fly, graças a meus saltos e piruetas no palco. Mas o que eu não imaginava é que da mesma forma que o dinheiro entraria rapidamente com o sucesso do grupo, ele também desaparecia em um piscar de olhos. O que sobrou? Dívidas e mais dívidas e muitas contas para pagar.

Como bom empreendedor e com muita disciplina e determinação, não me desesperei. Mantive o foco e canalizei minhas energias para o reequilíbrio da minha saúde financeira. Li tudo que pude sobre o assunto, mergulhei numa pesquisa sem fim, até me tornar, praticamente, um especialista em educação financeira. Consegui, sozinho, dar a volta por cima, sanar minhas dívidas e recomeçar. E quando me dei conta, estava sendo solicitado por amigos para dar conselhos sobre como organizar seu dinheiro e equilibrar o orçamento. Eu havia me tornado um expert em “como sair do buraco”. Hoje, além de minha função como diretor na Globo, também dou palestras em diversas empresas do país sobre orientação financeira, além de aconselhar os próprios funcionários e muitos amigos da Tv Globo.

Em 2013, surgiu também o convite da editora Inspira para lançar o livro “Como saí do buraco”, onde conto minha história em detalhes e logo depois coloquei no ar o site de dicas www.flyvagner.com.br.

Quando coloquei minhas contas em ordem, percebi um outro ponto fraco em minha vida. Era hora de cuidar da saúde física e  mental! O desgaste com o desequilíbrio financeiro normalmente nos leva a descuidar da saúde, diminuir os exercícios, engordar. Descobri que minhas taxas de colesterol estavam altas e que meu peso estava um pouco acima do que deveria.  Então, arregacei as mangas e embarquei correndo em outro projeto. Procurei por especialistas de cada área, que indicaram uma alimentação balanceada e exercícios.  Optei pela corrida e passei a acordar diariamente às 5h da manhã para treinar. Precisei, claro, da mesma força e determinação que me fizeram sair do buraco “financeiro” há alguns anos. Daí nasceu o programa VIDA DE CORREDOR, produzido pela KN Video e transmitido semanalmente no youtube, sempre entrevisto pessoas que melhoraram a qualidade de vida com a corrida.

Fly Vagner

 

FLY VAGNER 1 YOU CAN SAVE - Como eu me reestruturei financeiramente

Fly Vagner foi dançarino e coreógrafo no Programa da Xuxa. Hoje ele é diretor na Rede Globo, ministra palestras sobre orientação financeira, possui um livro publicado (Como Saí do Buraco – editora Inspira) e apresenta o programa Vida de Corredor no Youtube.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp YOU CAN SAVE - Como eu me reestruturei financeiramente
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui