YouTube derruba jingle de Crivella por plágio

Assessoria de Crivella diz que música não tem relação com a campanha. Apesar de ser profissional e postada nas redes sociais do candidato

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na noite desta terça-feira, o DIÁRIO DO RIO informou com exclusividade que o jingle de Marcelo Crivella (Republicanos) é na verdade um plágio – não autorizado – da música “Supera“, que ficou famosa na voz de Marília Mendonça.

É bem verdade que a musiquinha ficou ótima, mas o problema é que o Diário verificou, entrevista dk um dos compositores, que o novo jingle foi feito sem a devida licença dos autores da canção, o que fere a lei e os direitos autorais deles.

Postada na internet sem a devida permissão dos donos do direito autoral, a música acabou sendo derrubada hoje pelo YouTube, que diz claramente, no perfil oficial do prefeito, onde antes estava o vídeo: “Este vídeo não está mais disponível devido à reivindicação de direitos autorais de BMG Rights Management (US), LLC”.  Meio vergonhoso pra quem no dia anterior falava nas vantagens em “ser honesto”?

A música original chega a ser engraçada quando ouvida à luz do seu uso por Crivella. Frases como “Tá de novo com essa pessoa vai fazer papel de trouxa/…Para de insistir, chega de se iludir / O que ‘cê ‘tá passando, eu já passei e eu sobrevivi / Se ele não te quer, supera”. O que, bem, talvez poderia ser o que a maioria dos cariocas pensam do atual prefeito e seu mandato? Pesquisa publicada pela revista Exame mostra bem isso.

Advertisement

A assessoria do candidato entrou em contato com o DIÁRIO DO RIO e disse que a música não era um jingle: “…era um teaser. Que não foi feito pela campanha de Marcelo Crivella.
A versão mencionada da música de Marília Mendonça não tem NADA A VER com qualquer iniciativa da campanha
“.

Nossa redação então perguntou o óbvio: “Se está nas redes sociais do candidato, durante o período eleitoral, como não é aprovada pela campanha? Inclusive, se foi feita por um terceiro, legalmente é uma doação, já que foi gravada em um estúdio, houve um custo. Isso vai ser enviado ao TRE? Caso não seja, é um crime eleitoral”.

Sobre estes questionamentos não houve resposta. E especialistas garantem que a infração a direito autoral para fazer “teaser” causa os mesmos efeitos que para fazer “jingle”.

Compare as canções:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp YouTube derruba jingle de Crivella por plágio
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. […] Claro, é um erro bobo, e é óbvio que Renata Souza, que tem pós doutorado entende os princípios básicos de matemática, apesar de ser de Humanas… mas isso mostra o amadorismo dessa eleição para prefeito do Rio de Janeiro em 2020, como a assessoria de Marcelo Crivella (Republicanos) querer informar que música que estava nas redes do ca…. […]

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui