Yuri Antigo – Abertura da Casa Geyer é postergada para o fim de 2022

Coluna conta também que o Galeão terá unidade do Hospital Albert Einstein; revela detalhes da inauguração da segunda loja da Galeria Hathi; traz entrevista com o jornalista Leonardo Bruno, que está lançando o programa “Gerações do samba”; e muito mais!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Quem está ansioso para a abertura da Casa Geyer precisará esperar mais um pouco. Depois de vários adiamentos, a nova data prevista é dezembro de 2022 (e se ficar para 2023, não será surpresa para esta coluna). Localizado na Ladeira dos Guararapes, no Cosme Velho (aos pés do Cristo Redentor), o museu terá mais de 4.200 itens de artistas, cientistas, exploradores e viajantes brasileiros e estrangeiros que estiveram no Brasil entre os séculos 18 e 19. Na composição, há pinturas, desenhos, aquarelas, gravuras, litografias, mapas, álbuns e livros de viagem sobre o nosso país. Somam-se ainda móveis, porcelanas, pratarias, tapetes e outros objetos decorativos.

Os itens são doações feitas ao Museu Imperial pelo empresário do setor petroquímico Paulo Fontainha Geyer e, sua mulher, Maria Cecília Soares de Sampaio Geyer. A Casa Geyer visa entrar no circuito nacional de espaços expositivos do Rio e, assim, obter o reconhecimento do seu valor histórico, artístico, cultural e memorial das coleções formadas pela família Geyer. O escritório Mayerhofer e Toledo Arquitetura é o responsável pelo projeto executivo para reforma e adaptação do museu.

A Casa Geyer está nas mãos do Museu Imperial desde 2014, mas uma série de questões burocráticas na esfera do governo federal tem feito com que a abertura ao público se arraste há anos.

Enquanto isso, Unipar segue também com outros projetos…

A Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, e que teve Paulo Fontainha Geyer como um dos fundadores, vem tentando viabilizar, via Lei Rouanet, o avanço das obras na Casa Geyer. O valor levantado recentemente é de R$ 496 mil. Paralelo a isso, a empresa captou mais R$ 1,2 milhão para outros três projetos culturais em 2021, conforme anúncio feito no mês passado. São eles: realização da exposição itinerante “O olhar germânico e a gênese do Brasil”; modernização do espetáculo “Som e Luz”, em Petrópolis; reedição do livro “Debret e o Brasil”, do pintor francês Jean-Baptiste Debret.

Advertisement

Galeão terá unidade do Hospital Albert Einstein

Hospital Albert Einstein Yuri Antigo - Abertura da Casa Geyer é postergada para o fim de 2022

Hospital preferido do público endinheirado de São Paulo, o Albert Einstein planeja abrir nos próximos meses uma unidade dentro do Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador. O novo formato de negócio começou já dias atrás no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O objetivo principal é oferecer testes rápido de covid-19, além de vacinação. A expectativa é que, no futuro, pode ser exigido um comprovante de imunização da doença a cada viagem como já ocorre, por exemplo, com a vacina da febre amarela.

Bruna Marquezine e Enzo Celulari: grude em Noronha!

Bruna Marquezine e Enzo Celulari Yuri Antigo - Abertura da Casa Geyer é postergada para o fim de 2022

Os rumores de que Bruna Marquezine e Enzo Celulari estão namorando são cada vez mais fortes. Apesar de não assumir a relação, a dupla curte viagem romântica em Fernando de Noronha (PE) neste fim de semana.

Galeria Hathi inaugura sua segunda loja no Rio

Larissa Allemand Yuri Antigo - Abertura da Casa Geyer é postergada para o fim de 2022

Na próxima quarta-feira, 3 de fevereiro, a Galeria Hathi, especializada em tapeçaria artesanal asiática e brasileira com pegada contemporânea, inaugura no Casa Shopping, na Barra da Tijuca, sua segunda loja no Rio. Entre as novidades espalhadas no novo showroom de 200 metros quadrados estão, por exemplo, tapetes de lã feitos à mão da famosa marca Lorena Canals. “São tapetes artesanais leves e práticos que podem ser lavados em casa, em máquina de lavar roupas comum”, conta Larissa Allemand, sócia do negócio. Outra novidade é a coleção Summer Feelings, integrada por 10 modelos de origem indiana, que exploram tons de bege e terrosos, além diferentes texturas.

Quarteto cria empresa para fortalecer relações jurídicas

Fernando Mello Neto Paulo Palenzuela Ellen Miranda e Renato Aurilio Yuri Antigo - Abertura da Casa Geyer é postergada para o fim de 2022

Mesmo com a pandemia, conflitos políticos e incertezas econômicas, os advogados Fernando Mello Neto, Paulo Palenzuela, Ellen Miranda e Renato Aurilio resolveram apostar em um novo negócio. O quarteto, que mora no Rio, criou no fim de 2020 a plataforma digital www.consumidorprocessa.com.br, que visa facilitar o acesso à Justiça. “Queremos resolver os problemas das pessoas de forma eficiente, rápida e sem sair de casa”, comenta Palenzuela. “Ligamos consumidores com problemas aos advogados habilitados para resolvê-los”, acrescenta Aurilio.

Bodytech leva aulas para praias do Leblon, Copacabana e Barra

Atividade na praia Yuri Antigo - Abertura da Casa Geyer é postergada para o fim de 2022

Já que muitas pessoas ainda não se sentem seguras em voltar para o ambiente de uma academia por causa da pandemia, a rede de academias Bodytech criou o seu Projeto Outdoor, com aulas nas praias do Leblon (segundas, na altura da Rua Bartolomeu Mitre), Copacabana (quartas, na altura da Rua Constante Ramos) e Barra da Tijuca (sextas, em frente à unidade Barra Praia Posto 6). As atividades acontecem às 8h da manhã e são feitas um professor de educação física da rede. Todos os alunos matriculados e ativos poderão acessar as aulas – basta chegar no local no horário marcado.

TRÊS PERGUNTAS PARA O JORNALISTA LEONARDO BRUNO

Leonardo Bruno Yuri Antigo - Abertura da Casa Geyer é postergada para o fim de 2022

O jornalista Leonardo Bruno, um dos grandes conhecedores do Carnaval carioca, vai lançar o programa “Gerações do samba”, no YouTube, no dia 8 de fevereiro. A atração junta nomes de peso que fizeram história nas escolas de samba com jovens que hoje são a cara da nova Marquês de Sapucaí. Confira o bate-papo que tivemos com ele:

Como surgiu a ideia de criar o “Gerações do samba”? O que o público pode esperar do programa?

Leonardo: Como não haverá Carnaval este ano, procuramos uma forma de valorizar os artistas da Sapucaí, que são tão importantes pra nossa cultura. “Gerações do Samba” aborda quatro artes carnavalescas, promovendo encontros entre um grande mestre da área e a maior revelação da Avenida atualmente. Teremos o Martinho da Vila conversando com a Manu da Cuíca sobre samba-enredo; a Rosa Magalhães num papo com o Leonardo Bora sobre o ofício do carnavalesco; Mestre Odilon frente a frente com seu pupilo, Mestre Fafá; e Carlinhos de Jesus falando de comissões de frente com Patrick Carvalho. São encontros muito ricos e emocionantes.

De onde vem sua paixão pelo samba?

Leonardo: Eu sou nascido em Madureira e, com apenas 11 anos de idade, já estava assistindo aos desfiles com a minha família na arquibancada do Setor 3 da Sapucaí, com todos os sambas na ponta da língua. Quando virei jornalista, direcionei parte da minha vida profissional para a cobertura do Carnaval, já que juntar trabalho e paixão é a melhor coisa que existe. De lá pra cá, lancei três livros, cobri vinte carnavais, virei jurado do Estandarte de Ouro e continuo cada vez mais encantado com a arte dos sambistas cariocas.

Quais são suas perspectivas para o Carnaval 2022?

Leonardo: As perspectivas para 2022 são as melhores possíveis. Dá para imaginar como vai ser voltar para a rua, festejando o fim desse momento tão difícil que estamos passando? O brasileiro sempre celebrou – suas alegrias e tristezas – com samba, e desta vez não vai ser diferente. Além disso, os enredos anunciados pelas escolas são de encher os olhos: teremos celebrações à negritude, a Exu e aos grandes Martinho da Vila, Arlindo Rodrigues, Jamelão, Delegado e Cartola. Não há combustível melhor para alimentar essa nossa festa, que há de vir – em segurança, claro!

…FIO…DA…MEADA…

*** O 1º Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para curtas metragens de ficção e documentários até 12 de fevereiro. Mais informações neste link.

*** O Marine Restô, restaurante do Fairmont Rio, recebe na próxima quinta-feira, 4 de fevereiro, a chef americana Tekuna Gachechiladze, à frente do Café Littera, na Geórgia. A convidada prepara menu em seis etapas com os chefs Jérôme Dardillac, Carlos Cordeiro e Letícia Cruz.

*** Teresa Cristina, considerada a “rainha das lives”, fará show no Vivo Rio, no Flamengo, dia 27 de fevereiro, às 21h.

*** Estilista que começou na moda na década de 1970, Sonia Mureb lançou uma nova coleção de bijoux, que sugere a resistência espiritual diante do atual momento. As vendas estão sendo feitas via Instagram.

*** O colunista Gilberto Amaral vai homenagear o apresentador Larry King (que morreu no último dia 23) em seu livro de memórias. Eles se conheceram em Los Angeles, na década de 1980.

Fotos: Casa Geyer – Reprodução / Hospital Albert Einstein – Reprodução / Bruna Marquezine e Enzo Celulari – Reprodução / Larissa Allemand – Divulgação / Quarteto de advogados – Divulgação / Atividade na praia – Ulysses Padilha / Leonardo Bruno – Divulgação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Yuri Antigo - Abertura da Casa Geyer é postergada para o fim de 2022
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Yuri Antigo - Abertura da Casa Geyer é postergada para o fim de 2022
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui