Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo

Coluna traz também detalhes da alta hospitalar de Myrian Rios; fala sobre a estreia do show "Ubirajara", de Soraya Ravenle; e muito mais!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Pinakotheke Cultural (Rua São Clemente, 300 – Botafogo) realizará, em colaboração com a Associação Cultural “O Mundo de Lygia Clark”, a exposição “Lygia Clark (1920-1988) 100 anos”, de 23 de agosto a 23 de outubro de 2021. A mostra comemora o centenário de nascimento de uma das artistas mais importantes do século 20, por suas criações pioneiras e originais.

Com curadoria de Max Perlingeiro, a exposição reunirá aproximadamente 100 obras de Lygia, entre pinturas, desenhos, gravuras, bichos, trepantes, obra mole, casulo, objetos relacionais, fotografias e documentos, em sua grande maioria inéditas ao público brasileiro.

A mostra obedecerá a uma cronologia, dividida em 17 ordens conceituais que compõem a trajetória da artista. Para cada segmento o espectador poderá seguir textos de parede escritos pelo crítico Paulo Herkenhoff, que auxiliam a compreensão e a evolução do pensamento de Lygia e suas criações.

A exposição terá ainda com o ensaio fotográfico feito por Alécio de Andrade (1938-2003) da performance “Arquiteturas biológicas II”, que Lygia Clark criou em 1969 no Hôtel d’Aumont, em Paris, e debates virtuais no canal de YouTube da Pinakotheke.

Advertisement

As visitas podem ser feitas gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h, mediante agendamento prévio pelo e-mail agendamento@pinakotheke.com.br ou WhatsApp (21 97629-968).

Myrian Rios recebe alta após cirurgia na cabeça

Myrian Rios e o medico Iulo Barauna Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo

A atriz Myrian Rios recebeu alta nessa sexta-feira, 20/8, um dia após passar por uma cirurgia na cabeça, no Hospital São Luiz Rede D’or, em São Paulo, para retirar duas próteses auriculares que pararam de funcionar. O procedimento, feito pelo médico Iulo Barauna, durou quase quatro horas. A artista, de 62 anos, deve ficar de repouso por mais uma semana. Agora, ela passa a usar aparelhos externos para auxiliar na audição.

Soraya Ravenle estreia show “Ubirajara”

Soraya Ravenle Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo

Estrelado por Soraya Ravenle, o show “Ubirajara” já tem quatro apresentações marcadas: duas no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, no Humaitá, nos dias 28 e 29 de agosto, e outras duas no Teatro Petra Gold, no Leblon, nos dias 9 e 16 de setembro. Cantorias nas janelas e pátio do próprio edifício para aplacar a solidão durante a pandemia, encontros com vizinhos com quem nunca havia conversado ao longo de quase 30 anos, e a descoberta do significado de Ubirajara, nome do seu edifício, inspiraram o novo trabalho de Soraya. A direção artística é de Inez Viana e os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Sympla.

Hotéis recebem selo “Rio Nômades Digitais”

Selina Lapa Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo

Mais de 70 hotéis da capital fluminense receberam este mês o selo “Rio Digital Nomads”, que identifica que o estabelecimento é parceiro do programa carioca de incentivo ao nomadismo digital. A entrega do certificado foi feita pelas mãos da presidente da Riotur, Daniela Maia, e aconteceu durante reunião do Fórum Comercial do Hotéis Rio, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort. A lista completa dos estabelecimentos parceiros está este link.

Marina Mantega desabafa após ter celular invadido

Marina Mantega Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo

A apresentadora e influencer Marina Mantega teve o celular invadido por hackers na tarde da última quinta-feira, 19/8. Os criminosos tentaram aplicar o já conhecido golpe de pedir dinheiro emprestado, via WhatsApp, aos contatos registrados no aparelho. “Acredito que seja uma máfia dentro da própria operadora Claro. Os golpistas cancelaram meu chip virtualmente e fizeram um chip novo. É um absurdo”, desabafa. Ela precisou esperar cerca de quatro horas para recuperar a conta.

Cabelo, arte e decoração: Crystal Hair repagina ambientes

Dea Arbex Marise Kessel Cristina Bezamat Anna Luiza Rothier e Paula Neder Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo

Arquitetos, designers e paisagistas que são clientes assíduos do Crystal Hair, em Ipanema, foram convidados para repaginar 11 ambientes do salão de beleza. O resultado deu origem à mostra “Sweet Home Crystal Hair”, cujo objetivo é levar acolhimento e aconchego aos clientes. Na foto, Déa Arbex (idealizadora e curadora do projeto) ao lado de Marise Kessel, Cristina Bezamat, Anna Luiza Rothier e Paula Neder, que são algumas das profissionais participantes.

Tem novidade no cardápio do Gero Panini…

Pizza do Gero Panini Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo

O Gero Panini, restaurante do Grupo Fasano, em Ipanema, lançou mais sabores de redondas em seu cardápio. Feitas no forno a lenha, as receitas seguem o preparo italiano típico de Nápoles, com molho de tomate fresco e pouco queijo. Entre as novidades figuram a alla romana (R$ 57), com mussarela de búfala, passata de tomate, aliche e orégano; e a salsiccia e friarielli (R$ 58), coberta de mussarela de búfala, linguiça de lombo e brócolis. Irresistível!  

“Bicho solto”: Roberto Carlos prepara single

Roberto Carlos Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo

Roberto Carlos planeja retornar ao mercado fonográfico ainda neste segundo semestre. O cantor deve lançar nos próximos meses um single inédito e autoral, intitulado de “Bicho solto”, com música composta durante a pandemia.

Fotos: Lygia Clark – ADAGP, Paris/ Alécio de Andrade / Myrian Rios e o médico Iulo Barauna – Instagram / Soraya Ravenle – Divulgação / Hotel Selina Lapa – Reprodução / Marina Mantega – Instagram / Crystal Hair – Miguel Sá / Pizza do Gero Panini – Tomas Rangel/Divulgação / Roberto Carlos – Reprodução

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Yuri Antigo – Centenário de Lygia Clark é tema de exposição na Pinakotheke Cultural, em Botafogo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui