“Terra à Vista e Pé na Lua” é o título da exposição que marca o início das comemorações do centenário do Museu Histórico Nacional, a partir do dia 20 de novembro. Pelo olhar visionário de Ziraldo – cartunista e escritor cuja produção se faz presente no imaginário de brasileiros de todas as idades –, o visitante navegará do “descobrimento” do Brasil às conquistas espaciais, passando por obras do artista que se unem conceitualmente às coleções do museu via códigos QR espalhados pela cenografia.

Logo na entrada, no pátio Minerva, painéis fazendo referência a livros gigantes, apresentam imagens icônicas de Ziraldo em quadrinhos, cartazes, Menino Maluquinho e Zeróis. Outro destaque é a Sala 3, que abriga a prancheta do mineiro e uma simulação de seu estúdio de trabalho, com livros, estantes e depoimento em vídeo.

A direção de arte da exposição ficam a cargo de Adriana Lins e Guto Lins, que contaram com o apoio e a participação do Instituto Ziraldo, enquanto a cenografia é assinada por Susana Lacevitz e Philppe Midani.

As visitas podem ser feitas até 20 de fevereiro de 2022, de quinta a sábado, das 10h às 16h. Entrada franca. Endereço: Praça Marechal Âncora, s/nº – Centro. Saiba mais em mhn.museus.gov.br.

Start nas gravações do documentário de Gilberto Braga

O Globoplay começou a gravar um documentário em homenagem a Gilberto Braga, que morre no fim de outubro, aos 75 anos, em decorrência de uma infecção generalizada. O objetivo é reunir depoimentos de amigos, familiares, atores e diretores que trabalharam com o prestigiado autor. Lucélia Santos, protagonista de “Escrava Isaura” (um dos maiores sucessos da carreira de Gilberto), foi a primeira a gravar. Gloria Pires e Malu Mader serão as próximas.

Sara Joias inaugura novo espaço da Cartier em Ipanema

A Sara Joias inaugurou um novo espaço dedicado à Cartier, em Ipanema, dias atrás. Na ocasião, foram apresentadas coleções icônicas da joalheria francesa, como “Tank”, “ Panthère” e “Pasha”. Além disso, os convidados puderam conferir com exclusividade uma peça especial: o relógio Féline, único no mundo que traz a pantera, animal que é o ícone da Cartier, encravado de brilhantes. Na foto acima, Ana Beatriz Poswolski, Barbara Pittigliani e Kris Tigre. Abaixo, Andrea Rudge e Laja Zylberman.

Morar Mais por Menos é prorrogado até 28 de novembro

Sucesso de público, o Morar Mais por Menos 2021 foi prorrogado até o dia 28 de novembro – ou seja, uma semana a mais que o previsto. A mostra acontece este ano num casarão de São Conrado, com vista de tirar o fôlego. São 49 ambientes que exaltam criatividade, design e praticidade com possibilidades acessíveis ao bolso do brasileiro. Um dos destaques é a “Morada da Pedra”, que tem como elemento principal a pedra natural existente no fundo do ambiente, o que dá um clima de “caverna”.

Juliana Martins faz curta temporada de “O prazer é todo nosso”

Juliana Martins retorna aos palcos neste sábado, 13/11, para apresentar a comédia “O prazer é todo nosso”, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Inspirado na vida da própria atriz, o monólogo traz relatos de vivências sexuais com muita naturalidade e humor. O texto é de Beto Brown e a direção é de Bel Kutner. A temporada vai somente até 28/11, aos sábados (20h) e domingos (19h).

José Olímpio apresenta a exposição “Rio Visto do Mar”

O fotógrafo boa gente José Olímpio inaugurou na quinta-feira, 11/11, sua exposição “Rio Visto do Mar”, na loja Ocean Blue do Iate Clube do Rio. São 28 fotos que mostram as belezas da Cidade Maravilhosa com a perspectiva do mar. A mostra segue até o fim do mês de novembro. Figuras como Anna Maria Tornaghi, Dado Bungner e Bia Schuback fizeram questão de prestigiar.

O Réveillon de Amador Outerelo na Av. Atlântica…

É grande a expectativa em torno da festa de Réveillon que o advogado e colecionador Amador Outerelo, de Brasília, irá fazer em seu apartamento na Av. Atlântica, em Copacabana. A recepção terá buffet de Andrea Tinoco e muito champanhe para brindar a chegada de 2022. Na lista de convidados constam nomes como a cantora Rosemary, o jornalista Marcelo Chaves, a designer Kristhel Byancco e a RP Márcia Veríssimo.

Cauã Reymond ganha almoço-homenagem no Mandarim

Cauã Reymond foi homenageado por Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho, dias atrás, com almoço no restaurante Mandarim, no Jockey Club Brasileiro. A modelo e estudante de nutrição, Mariana Goldfarb, mulher do ator, também estava presente. Para a ocasião, os chefs Leandro Mendes e Thamyres Duruy criaram um menu degustação de cozinha oriental e contemporânea. O evento petit comité foi para comemorar o novo desafio profissional de Cauã, que vive os gêmeos Christian e Christopher na novela “Um lugar ao Sol” (Globo).

Vai ter festão na Gávea neste domingo…

O dermatologista Gabriel Monteiro de Castro vai comemorar aniversário neste domingo, 14/11, no casarão da Gávea. Ele e André Ramos estão de volta ao Rio após um tour pela França, com direito a pedido de casamento às margens do Rio Sena.

AVISO AOS LEITORES: excepcionalmente nos dois próximos sábados (20/11 e 27/11) a coluna não será publicada. O retorno será no dia 04/12. Até lá!

Fotos: Ziraldo – Reprodução / Gilberto Braga – Reprodução / Evento Sara Joias e Cartier – Murillo Tinoco / Ambiente do Morar Mais por Menos – Instagram / Juliana Martins – Leo Aversa / Exposição de José Olímpio – Roberto Bellonia / Amador Outerelo – Reprodução / Almoço de Cauã Reymond no Mandarim – Eny Miranda / Gabriel Monteiro de Castro e André Ramos – Divulgação

Formado em Jornalismo desde 2007, Yuri Antigo é um paulistano que ama e respira o Rio de Janeiro. Já assinou colunas nas revistas Go Where Rio e Go Where Luxo, além de já ter colaborado com a coluna Beira-Mar, da Veja Rio. Em 2008 criou o blog Society Carioca, que anos depois ganhou novo porte e passou a se chamar Society Rio-SP. Atua também como Consultor de Comunicação e Relações Públicas. Recebeu, em 2017, o título de Embaixador do Turismo do Rio de Janeiro.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui