Zé Pelintra pode virar patrimônio cultural, após marcar as eleições municipais do Rio

Autor do projeto de lei é o deputado estadual Àtila Nunes

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Facebook

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, dia 03/11, projeto de lei nº 3402/2020 que pretende declarar Zé Pelintra como patrimônio cultural de natureza imaterial. O projeto é de autoria do deputado estadual Àtila Nunes (MDB), que tomou posso na última terça-feira, dia 01/12, em substituição ao deputado estadual Gustavo Tutuca (MDB).

De aparência inconfundível, a entidade geralmente veste um terno usa gravata vermelha, chapéu panamá e sapatos bem lustrados. Às vezes, o acompanha uma bengala e uma fita vermelha ao redor de seu chapéu.

Zé Pelintra é uma entidade que tem origem no Carimbó nordestino e é cultuada nas religiões de matrizes africanas. Durante a campanha eleitoral para prefeitura do Rio, foi usado de maneira preconceituosa pelo atual prefeito e bispo Marcelo Crivella (Republicanos), para se referir ao chapéu panamá, em referência ao prefeito eleito Eduardo Paes (DEM), que costuma usar o chapéu nos carnavais da cidade.

De acordo com o texto do projeto de lei, o objetivo é fazer uma homenagem à Zé Pelintra por ser uma das entidades mais conhecidas nos cultos afro-brasileiros, especialmente na Umbanda. Em decorrência de seu aspecto festivo e noturno, é preconceituosamente mencionado de forma negativa. Justamente por este motivo, a proposta do deputado estadual é apresentar à sociedade carioca a história de um dos seus representantes mais emblemáticos, já que a entidade é representada por um malandro das ruas do Rio.

Advertisement

A propositura da lei pelo deputado Àtila Nunes (MDB) não é novidade. O parlamentar é atuante em defesa da liberdade religiosa, especialmente nos assunto relativos à diversidade afro-brasileira. Inclusive, o deputado estadual apresenta o Melodias de Terreiro, mais antigo programa voltado para a cultura afro-brasileira na Rádio Metropolitana AM.

Para ser aprovado, o projeto de lei ainda passará pelas Comissões de Constituição e Justiça; de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional; e de Cultura. Após, será enviado para sanção ou veto do governador em exercício, Cláudio Castro (PSC).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Zé Pelintra pode virar patrimônio cultural, após marcar as eleições municipais do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Zé Pelintra pode virar patrimônio cultural, após marcar as eleições municipais do Rio
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Gente, na subida da Ladeira de Santa Teresa(Santa Teresa), bem no começo, ao lado do Arcos da Lapa, toda semana tem atabaques, e muita cantoria, oferendas para o Zé Pilintra, onde aliás, tem uma imagem em altar. Essa rua já passa milhares de turistas, muitos que vão na Escada do Selarón, — no Carnaval então, é uma loucura. Parece ser o local, fica a dica! para quem vai fazer o projeto.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui