Como era esperado, a subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro, será substituída. A informação é de Aline Macedo de O Dia. No lugar de Ana, irá assumir Flávio Valle, atualmente assessor de Eduardo Paes, considerado homem de confiança do prefeito e do secretário de Fazenda, Pedro Paulo. Uma forma de acalmar os ânimos de quem acompanha as demandas do bairro pela gestão da ainda subprefeita. Há reclamações de desordem pública, sujeira, abandono e falta de “trabalho de rua”.
Como foi dito na coluna Bastidores do Rio do dia de São Sebastião, Ana Ribeiro era uma unanimidade: era considerada a pior subprefeita da atual administração. Havia muitas críticas a sua gestão, como não responder o WhatsApp de ninguém e não atender demandas. Moradores a acusam de não andar na rua. Como chamou atenção Aline Macedo, de vereadores a associações de moradores, passando por membros da Prefeitura, Ribeiro colecionava desavenças, além de (vários) detratores.
Ana irá ocupar a pasta da subsecretaria de Eventos, anteriormente ocupada por Antonia Leite Barbosa. Antonia vinha fazendo um bom trabalho, mas será candidata a deputada federal pelo Cidadania, e isso desagradou Marcelo Calero que deve ser pelo PSD. A pasta, provavelmente, será esvaziada com as demandas indo para RioTur e a Secretaria de Turismo. Calero acabou perdendo um cargo que dialogava diretamente com o setor de turismo.
Curioso, temos umas 26 secretarias, 3 autarquias, 6 fundações, umas 13 empresas públicas, procuradoria do município, 51 vereadores. Além do prefeito e vice., temos ainda os subprefeitos. Para uma população de 6 milhões e meio de habitantes, éramos para ser uma cidade modelo. Contudo, quantos mais chefes, menos índios para tornar a aldeia produtiva. Desses que compõem o Executivo muitos já são “velhos” conhecidos. Curioso é que parece que pouco ou nada funciona. Bairros, até os da área nobre que possuem uma certa autonomia, estão reclamando do descaso. Imagine o subúrbio, Zona Norte e Oeste longe do mar. Enfim, Se perguntarmos ao subprefeito de uma área quantos centros de antendimento de saúde, escolas que têm, talvez um ou outro saiba responder. Imagine qual está funcionando como deveria, Somos uma cidade que é mais para inglês vê. Algum evento, alguma obra que chame holofotes, então vamos dar um gás. Caso contrário, deixa na fila por prioridade. E assim, vão capitaneando para um reeleição, recundução, reaproveitamento nos cargos. Ainda não conseguiram resolver o problema das obras do centro, a Presidente Vargas parece uma estrada do meio do mato. Suja, pontos de ônibus largados, veículos caindo aos pedaços, linhas extintas, barracas de qualquer jeito, sem árvores que poderia ter, isso durante o dia. A noite, bem, é cidade fantasma do velho oeste. Os bairros do Centro, infelizmente continuam largados, construções pixadas, caindo aos pedaços, sujas, bueiros sem tampa, o imobiliário sendo furtado, quebrado. E isso vai seguindo pelos bairros próximos. O custo da máquina só aumenta, mas o serviço longe de melhorar. Bem vindo ao Rio!
Prezados Srs,
Concordo com os comentários de Mario Iglesias. Fazemos parte do Projeto de Segurança de Ipanema, organização voluntária e apartidária de moradores do bairro. A desordem é total, a nossa praia está favelizada com excesso de ambulantes que depredam o meio ambiente.
Anteriormente havia um canal de comunicação por correio eletrônico entre nós e a sub-prefeitura. Há alguns dias foi desativado, tudo indica para conveniência dessa senhora. Solicitamos o retorno pois ajudará o órgão na Administração do bairro.
cordialmente,
Julio Sergio dos Mares Guia
Mestre e Bacharel em Administração por EBAPE/FGV.
Pior prefeito do Rio !
Tudo o que vem do Paes, é ruim
Esperamos que não seja seis por meia dúzia. Aqui em Ipanema está horrível. Ruas imundas, vários buracos, falta de iluminação, desordem pública, mendigos, camelôs, sinais quebrados, furtos, roubos, carros abandonados … Olha, é muita coisa.