Associação dos Peritos deve vistoriar agências do INSS nesta semana

INSS diz que 11 agências do RJ estão aptas ao funcionamento. A Associação afirma que os profissionais só retornam após vistoria da própria categoria

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
imagem apenas ilustrativa | Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A partir desta semana, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) deve fazer novas vistorias em agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é identificar se os locais de fato possuem condições para o retorno do trabalho dos médicos.

Na semana passada, o INSS realizou as vistorias e informou que onze agências no estado do Rio estão aptas para a realização de perícias médicas. Contudo, a associação afirma que os profissionais só irão retornar após uma vistoria realizada pela própria categoria. Ao todo, 27 agências estão abertas.

O atendimento nas agências voltou há uma semana, mas sem realizar as perícias médicas. Os profissionais alegam que os locais não possuem adequação para o trabalho durante a pandemia do coronavírus.

Na última quinta-feira (17/09), o governo determinou o retorno imediato do atendimento presencial dos peritos nas agências do INSS. A ANMP, porém, afirmou, por nota, que não teme “ameaças” e que “a suposta determinação de retorno imediato será ignorada”, por considerá-la ilegal.

Advertisement

Uma das principais reclamações da associação é a falta de observância à lista de boas práticas formuladas pelo próprio governo para retorno às atividades de perícia. A ANMP diz que usará essa lista para aprovar ou reprovar as agências listadas pelo governo.

O secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, a quem os médicos são subordinados, afirmou que, caso os médicos que não retornem ao trabalho, terão descontados os dias de falta no salário e podem responder a processo administrativo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Associação dos Peritos deve vistoriar agências do INSS nesta semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui