Conheça o Museu de Arte Sacra do Rio de Janeiro e seus encantos

Mais uma das raridades do Rio de Janeiro que merecem ser conhecidas por todos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Museus do Rio

Muita gente não sabe, mas a cidade do Rio de Janeiro tem um museu de arte sacra. Ele fica subsolo da Catedral de São Sebastião e quem conhece garante: é incrível. O MAAS (sigla para Museu Arquidiocesano de Arte Sacra) tem um acervo raro e décadas de existência.

Na década de 1950, o então Padre Ivo Calliari, a pedido do Arcebispo Cardeal D. Jaime de Barros Câmara, iniciou a coleta das peças religiosas para se formar o Museu de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A ideia era instalar a na futura Catedral, que teve a cerimônia de lançamento da pedra fundamental no dia 20 de janeiro de 1964.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

No dia 16 novembro de 1976, durante as celebrações do tricentenário de criação do Bispado da cidade, o Arcebispo Cardeal Dom Eugênio Sales, presidiu a solenidade de bênção inaugural da Catedral de São Sebastião e consagrou o seu altar mor.

“Nesta mesma data, e ainda como parte das comemorações, criou o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra em cerimônia realizada na sacristia da nova Catedral, sendo expostas algumas peças do acervo“, informa a comunicação do MAAS.

Advertisement

O MAAS foi instalado no subsolo da Catedral de São Sebastião em 15 de agosto de 1979. O Monsenhor Ivo Calliari foi nomeado diretor do Museu.

Quando comemorou 25 anos de existência, em 2001, foi realizada solene cerimônia de benção das novas instalações, que passaram a ser abertas ao público.

De boas proporções, o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra tem em seu acervo imagens barrocas de grande valor, pinturas únicas e até o anel de ouro que o Papa João Paulo II doou para a Favela do Vidigal.

113162882 bbcbrasil joaopauloiientregaseuanelaopadreitalocoelho arquidiocesedoriodejaneiro.jpg Conheça o Museu de Arte Sacra do Rio de Janeiro e seus encantos
Papa quebra protocolo e dá seu anel episcopal ao padre Italo Coelho em visita à favela do Vidigal

O MAAS é mais uma das raridades do Rio de Janeiro que merecem ser conhecidas por todos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça o Museu de Arte Sacra do Rio de Janeiro e seus encantos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui