Leonardo Valença Fernandes, mais conhecido por Léo Valença, é carioca, ilustrador, cartunista e possui uma preocupação com a consciência ambiental das pessoas. Ele uniu seu trabalho como ilustrador a essa pauta e cria cartuns sobre o meio ambiente.
Leo desenvolveu o projeto de um livro intitulado Aquecimento Global em cartuns, em parceria com o portal Brazil Cartoon, que contou com a participação de 25 cartunistas de vários cantos do país. O livro foi publicado em outubro de 2010 pela editora PoD, Print On Demand, ou seja, o livro só é impresso por encomenda, depois que você pede o seu, para evitar desperdício de papel. Segundo o autor, “é a economia aliada à praticidade e à consciência ecológica”.
Em 2012, durante a Rio+20, foi curador da Mostra de Cartuns do Green Nation Festival. Neste evento, ele recebeu ainda, o Prêmio de Melhor Cartum pelo Júri Popular. Em novembro do mesmo ano, lançou o Almanaque Ecológico do Lucas também pela editora PoD. Em 2014, lançou em junho um site dedicado ao seu personagem ecológico, o duende Lucas.
O livro usa o recurso lúdico para despertar a consciência ambiental do público infantil. Lucas é um duende ecológico que busca sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente, da sustentabilidade e uma vida mais saudável. A obra incentiva práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental através de jogos educativos como caça-palavras, testes, cartuns, quadrinhos, curiosidades e muitas brincadeiras ecológicas.
Em janeiro de 2017, deu continuidade a esse trabalho e lançou o segundo livro do duende Lucas intitulado Passatempos Ecológicos do Lucas.
“O objetivo dos cartuns é chamar a atenção sobre a sustentabilidade e a importância da consciência ambiental, mas sempre de uma forma lúdica“, explicou.
Para conhecer mais sobre o trabalho de Leo, é possível acessar o site pessoal do autor, o site do duende Lucas, personagem do livro lançado por Leo, ou ainda o site da editora.