Rio registra recorde de sensação térmica no inverno de 2021 nesta semana

As maiores sensações térmicas do inverno de 2021, com recordes, foram registradas nos dias 16, 17 e 20 de agosto, ultrapassando a sensação de 40°C

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Praia da Barra - Foto: Alexandre Macieira/Rio CVB

Com dias de calor mesmo no inverno, o Sistema Alerta Rio registrou esta semana as maiores sensações térmicas do inverno de 2021 com recordes nos dias 16 (45,6°C), 17 (40,9°C) e 20 (44,8°C) de agosto na estação Guaratiba, na Zona Oeste da cidade do Rio.

Segundo o Alerta Rio, a estação possui uma peculiaridade característica local: a brisa marítima leva umidade para o continente. Como a sensação térmica é medida por meio do cálculo entre a temperatura e a umidade, este fenômeno influencia na ocorrência destes registros elevados.

De acordo com o meteorologista Nilton Moraes, a sensação térmica elevada, nesta época do ano, não é uma novidade: “É normal e já aconteceu outras vezes. Como estamos no final do inverno, a quantidade de radiação que chega sobre a cidade vai aumentando à medida que se aproxima da primavera. Em um período seco, a interação desta radiação com a umidade favorece a elevação das temperaturas“.

Ele lembra ainda que estes altos registros de sensação térmica devem continuar até a próxima quarta-feira (25/08), porque a previsão é de que as temperaturas permaneçam acima dos 30°C, influenciadas por um sistema de alta pressão que atua sobre o município do Rio de Janeiro.

Advertisement

Confira as maiores sensações térmicas do inverno 2021:

  • Dia 16/08 – 45,6°C
  • Dia 17/08 – 40,9°C
  • Dia 20/08 – 44,8°C

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio registra recorde de sensação térmica no inverno de 2021 nesta semana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui