Roda Ed Samba volta depois de quase dois anos de pandemia

A retomada cultural no Rio de Janeiro abre alas para as rodas de samba tradicionais do bairro da Glória, na zona sul carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Roda Ed Samba está de volta na Praça Nossa Senhora da Glória. O evento, a partir do dia 31/10, acontecerá todo último domingo do mês, às 14h. Serão apresentados os bons e velhos Sambas de Raiz e as novas músicas do grupo, com parcerias mais que especiais.

Além das músicas e da energia contagiante, o diferencial da Roda é intrigante: o evento é regado ao vinho tinto da melhor qualidade. A entrada é 100% gratuita e será exigido passaporte de vacinação de acordo com a idade, com capacidade de evento reduzida.

A Roda Ed Samba faz parte da Retomada Cultural RJ, ao lado de outras rodas conhecidíssimas na região, complementando o calendário carioca. Como por exemplo, a Gastro Samba sempre no primeiro domingo do mês da cantora e atriz Lu Fogaça, Pagode Time do Criolo, no segundo domingo do mês do Pipa e André Rios, Roda de Samba da Gloriosa, a mais tradicional, no terceiro domingo do mês do Paulão 7 cordas e Henrique do Arteiros da Glória, e a Roda Ed Samba fechando o mês do Ed Samba Santos. 

Sobre a Roda Ed Samba:

Advertisement

Em 2017, Edmundo dos Santos começou a idealizar o projeto Roda Ed Samba, inicialmente na Praça Cruz Vermelha, nas manhãs de domingo. E em 2018, iniciaram o projeto na Avenida Augusto Severo próximo à Feira da Glória, próximo ao número 232.

Seu principal objetivo era evitar que a região fosse usada por dependentes químicos e por grupos violentos, o que inibia a presença de famílias num espaço tão bonito como aquele. Além disso, Ed conseguiu incentivar a cultura na região e dar visibilidade aos músicos, em sua maioria, pretos.

Conforme o público foi crescendo, a Roda Ed Samba se mudou para a Praça Nossa Senhora da Glória em 2019 e conseguiu gerar mais emprego para a região, através de contratação de som, tenda, banheiro químico, mesas e cadeiras, barracas de artesanato, bebida e gastronomia. 

Além disso, a Feira da Glória ganhou ainda mais visitantes e as apresentações passaram a ser mensais, mas tiveram que ser interrompidas pela pandemia.

No dia 31/10, a Roda volta a se apresentar no mesmo local, todo último domingo do mês, às 14 horas.

Sobre Ed Samba Santos:


A paixão pelo samba começou muito cedo na vida do contador Edmundo Santos, seu primeiro contato com um grupo de samba foi em 1975, no Clube Recreativo dos Industriários de Bangu e Adjacências (CREIB), onde Ed teve a oportunidade de assistir “Os Devaneios” e “Copa 7”, os primeiros grupos que ele assistiu ao vivo. 

Desde então, a paixão pelo Black samba surgiu, uma mistura de gafieira e samba swing. Uma das maiores influências para o sambista foi a do intérprete Ney Vianna, da Mocidade Independente de Padre Miguel, além disso, Paulinho da Viola, da Portela e as cantoras Lecy Brandão e Dona Yvonne Lara foram importantes na sua formação.

“Para completar, o Grupo Fundo de Quintal foi a definição de que eu queria seguir com o samba, pois nas primeiras formações estavam Jorge Aragão, Almir Guineto e Arlindo Cruz, foi a concretização que o samba corria no meu corpo”, conta Ed.

Após muito contato com artistas pelo país, ele, junto com seu parceiro Darllan Ribeiro, lançou o projeto Ed Samba, um verdadeiro sucesso no bairro da Glória.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Roda Ed Samba volta depois de quase dois anos de pandemia
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Roda Ed Samba volta depois de quase dois anos de pandemia
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui