A edição 2022 do Dia Livre de Impostos acontecerá no dia 02/06, e é uma chance para consumidores adquirirem produtos e serviços sem a cobrança de tributos. Os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto, conforme contam a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem Nacional), promotoras da data, neste ano tendo como anfitriã a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro | spcrio.com , em parceria com a FCDL-RJ.
A intenção do evento é conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária do Brasil, uma das maiores do mundo. O brasileiro trabalha cinco meses por ano, em média, apenas para pagar impostos, de acordo com as entidades. O objetivo do Dia Livre de Impostos é chamar a atenção para a falta de retorno desses tributos em serviços e materializar como a tributação engloba grande parte dos preços repassados aos consumidores, segundo a CNDL, a CDL Jovem Nacional e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro.
Para Carlos Monjardim, presidente da spcrio.com, a escolha da Cidade do Rio para o evento nacional é um exemplo do “excelente trabalho e fase pela qual passa o Estado do Rio de Janeiro, com a retomada do Desenvolvimento Econômico, assim como a vidade, devido ao excelente trabalho dos Secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Chicão Bulhões. E a Câmara de Dirigentes Lojistas receberá a todos, em parceria com a FCDL-RJ, de abraços abertos‘.
Nesta quarta-feira, (23/03), houve um encontro entre as empresas que estão participando do evento nacional. Carlos Monjardim recebeu na sede do spcrio.com o presidente da CDL Jovem Nacional, Raphael Paganini, acompanhado do Diretor Estadual de CDL´s Jovens da FCDL-RJ, Adelmo Pazzini, para formalizarem, em nome da CNDL, o convite para que a Cidade do Rio de Janeiro seja este ano a sede do DLI.