No Rio de Janeiro casa ou apartamento: qual escolher?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rio at Night por Vini

Cada vez mais os jovens cariocas estão saindo cedo de casa para ir morar sozinho e, em muitos bairros do Rio de Janeiro, há uma mescla muito grande entre casas e apartamentos, o que pode criar uma dúvida na hora da escolha do local para morar. Mas afinal, o que é melhor: casa ou apartamento?

A verdade é que não existe um pensamento pré-definido de qual imóvel é o melhor. Isso vai muito do gosto, das peculiaridades de cada um e das necessidades básicas de cada pessoa. Pensando nisso, o Diário do Rio quer ajudar você, que está planejando sair da casa dos pais para ir morar sozinho, no melhor imóvel para o seu estilo de vida.

Advertisement

Casa

Dog on Roof por Barbara Eckstein

Quem sempre morou em casa vai dar preferência de continuar neste tipo de imóvel quando se mudar. Os motivos são vários, mas o principal deles é o maior espaço, ou seja: se você é uma pessoa que gosta de morar em locais com bastante espaço, a casa já sai em vantagem em relação ao apartamento. Além disso, outra vantagem da casa é que nela você tem garagem, quintal e área de lazer somente para você, dividindo o espaço com outras pessoas apenas se você quiser, e não por obrigação.

Em casas ainda é possível ter mais liberdade, já que a distância para os vizinhos é maior, o que não traz a sensação de estar tendo a rotina vigiada, como alguns moradores de apartamento costumam reclamar. Ainda não é necessário seguir regras coletivas, o que é uma grande vantagem em relação ao apartamento.

Mas se você pensa que morar em casa só tem vantagens, está enganado. Por ser mais isolada e não ter monitoramento igual ao dos prédios, a casa se torna mais vulnerável na questão de segurança, mas hoje em dia esse problema já pode ser melhor contornado, além de haver a possibilidade de morar em um condomínio de casas.

Apartamento

View From Hotel por Francisco Anzola

Agora é a hora de falarmos sobre os apartamentos. Se você não se encaixou no perfil da casa, provavelmente é aqui que você irá se encontrar.

Apartamentos geralmente são menores que casa, mas isso não necessariamente pode significar algo de ruim. Se você não gosta de perder muito tempo com limpeza do lar, quanto menor for o espaço, melhor será para você, concorda? Além disso, com espaço reduzido, há menos gastos com móveis.

A proximidade dos vizinhos é infinitamente maior em relação à casa, o que pode incomodar um pouco se você for do tipo mais recatado, já que você vai ter menos privacidade. Além do mais, você terá que dividir vários espaços que você não dividiria se estivesse em uma casa, como a área de lazer. Vendo por outro lado, essa pode ser uma boa forma de interagir com outras pessoas. E vamos combinar para os jovens isso não é nenhum problema.

Outras vantagens que um apartamento pode trazer é a segurança e, entre outras coisas, a comodidade, já que não é necessário que você planeje tudo, pelo contrário: basta pagar a taxa mensal do aluguel que haverá funcionários para fazer esse trabalho por você.

E aí, em qual imóvel você acha que se adaptaria melhor? Se você já conseguiu se decidir, agora basta procurar uma empresa de administração de imóveis e começar a se planejar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp No Rio de Janeiro casa ou apartamento: qual escolher?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui