Projeto Ilhas do Rio realiza mutirão de limpeza na Praia do Leblon neste domingo

A ação é aberta ao público e tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do descarte correto dos resíduos gerados na praia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

Neste domingo, dia (25/09), o Recicla Orla, projeto de sustentabilidade da Orla Rio irá apoiar o Projeto Ilhas do Rio, que lidera a realização de um mutirão de limpeza na praia do Leblon, com a ajuda de voluntários em ação do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado no último dia 17.

A data é marcada por um movimento social global destinado ao combate do descarte inadequado de toneladas de lixo em todo o planeta, promovendo, não apenas a limpeza dos ambientes, mas também a conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. O evento terá início às 9h próximo ao La Carioca en La Playa, primeiro quiosque certificado com o selo Lixo Zero, que fica localizado em frente à rua Afrânio de Melo Franco, no Leblon.

É muito importante realizarmos ações como essa, conscientizando e promovendo a educação ambiental e instruindo a população sobre o descarte correto do lixo. Há três anos, a Orla Rio e a Pólen criaram o projeto Recicla Orla e, com o apoio do iFood, chegamos a 56 pontos de entrega voluntária espalhados por toda zona sul. Todos nós temos o dever de cuidar das nossas praias. Afinal, uma ação sustentável, por menor que seja, constrói o todo e torna o planeta um lugar melhor para se viver,” diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

O mutirão de limpeza das areias é aberto ao público. As pessoas interessadas em participar do movimento deverão chegar ao local às 9h, onde receberão todo material e instruções para realizar a coleta dos resíduos nas areias. O Recicla Orla já deu destino correto para mais de 15 toneladas de materiais recicláveis retirados somente das areias das praias cariocas. Destes materiais, destaca-se o plástico, que, sem a destinação adequada, torna-se vilão das praias e do ambiente marinho.

Advertisement

No mesmo dia, a equipe de pesquisadores e mergulhadores do Projeto Ilhas do Rio e parceiros embarcará rumo ao Monumento Natural das Ilhas Cagarras para apoiar o mutirão de limpeza com coleta de resíduos subaquáticos e terrestre nas ilhas promovido pelo ICMBio/MONA Cagarras. 

Desde 2018, mais de 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos, conscientizando a população, principalmente, sobre a necessidade da mudança em prol do meio ambiente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto Ilhas do Rio realiza mutirão de limpeza na Praia do Leblon neste domingo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui