A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou esquema especial de atendimento para o público que estará na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, durante a noite de Réveillon. A SMS disponibilizará uma estrutura com quatro postos médicos equipados e preparados para o atendimento a casos de urgência e emergência. As unidades funcionarão a partir das 17h30 do sábado, (31/12), até as 5h do dia 1º (domingo), para a assistência aos pacientes, seja por quadros de mal-estar, traumas, cortes etc.
Os postos estão localizados nas seguintes alturas da Avenida Atlântica:
- Avenida Princesa Isabel;
- Rua República do Peru;
- Rua Bolívar;
- Praça do Lido.
Cada posto terá área física em torno de 200 metros quadrados, leitos clínicos e outros com suporte avançado (com respirador, monitor etc.) e poltronas de hidratação, além de equipamentos, instrumentos e medicamentos para o atendimento de emergência.
A equipe assistencial contará com 35 médicos, 20 enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem, além de funcionários operacionais/administrativos, e mais 30 duplas de maqueiros para auxiliar as pessoas que precisarem se deslocar da pista/areia aos postos médicos.
Para os casos mais graves, as unidades contam com ambulâncias com UTI móvel para serem transferidas para os hospitais, com mais infraestrutura.