O deputado Rodrigo Bacellar, do PL, foi eleito o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em votação ocorrida nesta quinta-feira (02/02). Em disputa com chapa única, o parlamentar teve 56 votos “sim”, 0 “não” e 13 abstenções. Bacellar vai comandar a casa pelos próximos dois anos. Dos 70 deputados, só a candidata Lucinha (PSD) não esteve na votação.
Uma decisão Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) definiu que o voto para presidente da casa fosse secreto. Em seguida, Jair Bittencourt (PL), que era o único adversário na eleição, decidiu retirar a candidatura e deixou seu adversário sozinho na corrida pela cadeira da Alerj, e ainda votou nele.
A sessão começou por volta das 15h, quando surgiu a informação de que a liminar determinando que o voto fosse secreto havia sido derrubada. Em meio à espera pela chegada do oficial de Justiça, o presidente da sessão, Carlos Minc (PSB), deu início à votação secreta.
Durante a votação, no entanto, chegou a liminar, e a votação foi interrompida para ser realizada, do zero, de forma aberta. Pouco depois das 18h, a maioria dos 70 deputados já havia votado a favor de Bacellar.
Veja como ficou a Mesa Diretora:
- Presidente: Rodrigo Bacellar (PL)
- Vice-presidente: Brazão (União Brasil)
- 2º vice-presidente: Tia Ju (Republicanos)
- 3º vice-presidente: Zeidan (PT)
- 2º vice-presidente: Célia Jordão (PL)
- 1º secretário: Rosenverg Reis (MDB)
- 2º secretário: Pedro Ricardo (Pros)
- 3º secretário: Franciane Motta (União Brasil)
- 4º secretário: Giovani Ratinho (Solidariedade)
- 1º vogal: Índia Armelau (PL)
- 2º vogal: Dr. Deodalto (PL)
- 3º vogal: Valdecy da Saúde (PL)
- 4º vogal: Renato Miranda (PL)