Betinho, Barulinho e Imagens em Movimento: Alvaro Tallarico e as boas do Rio

Série sobre o famoso sociólogo e Mostra de Curtas entre os destaques

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Meninos com uma máquina de filmar.
Alunos da Escola Municipal Brant Horta durante oficina de cinema do programa Imagens em Movimento no Rio de Janeiro (divulgação)

Após passar por uma chuvosa Festa Literária Internacional de Paraty, volto ao Rio de Janeiro com aquelas boas sugestões do jornalismo cultural.

TV e Streaming

No streaming, a dica é conhecer mais sobre história de Herbert de Souza. Este herói brasileiro é conhecido por muitos, embora nem sempre receba o reconhecimento de todos. A partir de 1º de dezembro, na Globoplay, a série original “Betinho: No Fio da Navalha” conta a vida do sociólogo, desde sua história pessoal até o vasto legado social que deixou para o país. Julio Andrade protagoniza a série e também faz parte da equipe de direção, numa produção criada por José Junior e com direção geral de Lipe Binder. Explorando locais simbólicos ao longo da trajetória do homenageado, a trama da série percorre as ruas da capital paulista e a igreja da Candelária, no Rio de Janeiro. Destaque para a participação ativa da família de Betinho, em particular de seu filho Daniel Souza, como um dos consultores e produtores associados da obra.

O Canal Brasil apresentará a estreia da série “Santos Dumont, Um Inventor por Esporte”, um documentário que narra a história do aviador, reconhecido como um dos pioneiros da aviação mundial, que completaria 150 anos este ano. O primeiro voo público da história foi realizado por ele em 1906 com o 14 Bis. Os dois primeiros episódios serão exibidos na quarta-feira, dia 29, às 18h35, seguidos por mais dois episódios na quinta-feira, dia 30, e os dois últimos no dia 1º de dezembro, sempre no mesmo horário. Além disso, na sexta-feira, dia 1º, às 20h25, será transmitido o curta “Eu Vi o Que Nós Veremos”, dirigido por Eduardo Escorel, que documenta as fases vividas por Santos Dumont antes da criação do avião, abordando também a reação do inventor ao perceber que sua invenção estava sendo utilizada como arma em conflitos.

Papo e teatro

No dia 02 de dezembro, às 14 horas, o Galpão Bela Maré (Rua Bittencourt Sampaio nº169, Maré) realiza o quarto encontro presencial do Programa Resenhas, que inclui uma roda de conversa e uma exposição. Esse evento, que proporciona um diálogo entre a cena artística contemporânea, reúne curadores, educadores e produtores das artes. Nesta edição, o Resenhas apresenta um texto crítico escrito pela pesquisadora do campo da arte, Cíntia Guedes, disponível no site do Galpão Bela Maré. Ainda por cima, o encontro presencial contará com a participação da artista visual Tadáskia, que inaugurará sua exposição “Flores & Frutas” e contribuirá para a roda de conversa sobre artes. A exposição permanecerá aberta para visitação ao longo de uma semana. Entrada franca.

Além disso, o espetáculo teatral musical infantil “Barulinho” (é sem o “h” mesmo, gente) terá três apresentações nos dias 02 e 03 de dezembro no Teatro Nelson Rodrigues/Caixa Cultural, no Centro. Desenvolvido pelo grupo musical Chicas, esse projeto infantil surgiu durante a gravidez de uma das integrantes e comemora 15 anos de existência, retornando ao Rio de Janeiro com algumas novidades no roteiro. Entre as canções apresentadas no espetáculo estão ‘ABC do Sertão’, ‘Ciranda do Mosquito’, ‘Lindo Balão Azul’, ‘Se Enamora’, ‘Comer, comer’, ‘Quem quer pão?’, entre outras.

Por fim, a comédia “Sentença de Vida” parte do entendimento das raízes do preconceito para, por meio do humor, reformular a maneira como a sociedade lida com o HIV. O espetáculo terá uma curta temporada no Teatro Firjan SESI (Avenida Graça Aranha, 01, Centro), de 4 a 19 de dezembro, nas segundas e terças, às 19h.

Música

A cantora e compositora carioca GIULIA subirá ao palco do Vivo Rio no domingo (3) para a última apresentação de sua primeira turnê, “Disco Voador Tour”. Os últimos ingressos estão disponíveis para compra no site da Sympla e na bilheteria da casa. Reconhecida como uma das artistas mais versáteis do cenário pop nacional, GIULIA deu início à turnê em agosto, nomeada em homenagem ao seu álbum de estreia. Acompanhada por uma banda exclusivamente formada por mulheres, os shows percorreram importantes festivais em Portugal e teatros em algumas das principais cidades brasileiras, incluindo Belo Horizonte, Porto Alegre e Ribeirão Preto.

Cinema

O Programa Imagens em Movimento (PIM) realiza uma Mostra de Curtas, exibindo filmes produzidos em 2023 por estudantes de escolas públicas da Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. Fruto de uma parceria pioneira na América Latina com a rede “Cinema, cem anos de Juventude”, os curtas refletem temas variados escolhidos pelos alunos, oferecendo uma visão da juventude contemporânea sobre experiências de vida. A Mostra acontecerá no Cine Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo), no dia 6 de dezembro, das 10h às 13h. Além de apresentar os filmes produzidos no Rio de Janeiro, serão exibidos trabalhos de escolas de outras localidades, como o curta ‘Gigantes’, elaborado por adolescentes de uma escola indígena na Bahia, que aborda a luta das mulheres pataxó em 2016. O Programa Imagens em Movimento, criado em 2011, já beneficiou cerca de três mil alunos e 200 educadores no Brasil, resultando na realização de mais de 200 filmes. Entrada gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Betinho, Barulinho e Imagens em Movimento: Alvaro Tallarico e as boas do Rio
lapa dos mercadores 2024 Betinho, Barulinho e Imagens em Movimento: Alvaro Tallarico e as boas do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui