A Riotur apresentou o esquema operacional para o Carnaval de Rua 2024 durante uma coletiva realizada no Centro de Operações Rio (COR). As autoridades de diversos setores estiveram presentes, cada uma detalhando seus respectivos planejamentos para a atuação nos blocos autorizados. O encontro visou a coordenação entre os órgãos para garantir a segurança e a organização durante os eventos.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que oferecerá suporte pré-hospitalar nas áreas de maior concentração de público durante o Carnaval no Rio de Janeiro. Em um planejamento estratégico, o total de quatro postos médicos foram estabelecidos nos bairros do Centro, Copacabana e Ipanema para atender aos 47 blocos, garantindo o bem-estar e a segurança dos foliões.
O esquema especial entrará em operação no Centro do Rio já no fim de semana de 20 e 21 de janeiro, marcado pelos desfiles dos dois primeiros megablocos da temporada, o Carrossel de Emoções e o Chá de Alice.
A estrutura da SMS conta, ao todo, com 16 leitos, sendo quatro de suporte avançado, distribuídos em cada posto. E além disso, serão disponibilizadas 20 poltronas de hidratação e 142 ambulâncias avançadas para transferência de casos mais graves para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou Hospitais da Rede Municipal. Todas as remoções serão coordenadas pela Central Municipal de Regulação, que envolverá 200 profissionais.
No Centro do Rio, dois postos médicos serão instalados na Praça Ana Amélia e no Largo da Carioca, operando nos dias 20, 21, 27 e 28 de janeiro; 3, 4, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 17 e 18 de fevereiro. O posto de Ipanema, localizado na Praça Nossa Senhora da Paz, fornecerá suporte aos blocos que desfilam na Lagoa e no Leblon nos dias 27 e 28 de janeiro; 3, 4, 9, 10, 11, 12, 13 e 18 de fevereiro. Em Copacabana, atendendo aos foliões dos blocos do Leme, o posto na Praça do Lido funcionará nos dias 10, 13 e 17 de fevereiro.