A Comlurb está preparada para uma megaoperação de limpeza no início da passagem dos megablocos neste fim de semana, na Avenida Primeiro de Março, no Centro do Rio de Janeiro. A ação contará com aproximadamente 300 garis, tanto no sábado (20/01), com o Carrossel de Emoções, quanto no domingo (21/01), com o Chá da Alice.
Para garantir um ambiente limpo e organizado, serão disponibilizados 600 contêineres na área de concentração e ao longo do percurso das agremiações, permitindo que o público faça o descarte adequado de resíduos. Neste ano, a Comlurb contará com 2 mil litros de essência de eucalipto concentrada, um aumento significativo em relação aos 800 litros do ano anterior, doados pela Riotur. Essa iniciativa visa deixar os pontos de passagem dos blocos com um agradável cheirinho após a lavagem das vias com água de reuso.
As equipes operacionais da Comlurb estarão em ação nas vias principais por onde os blocos desfilarão, bem como em todo o entorno, incluindo as vias de acesso e ruas adjacentes. O trabalho inclui varrição, esvaziamento de papeleiras e contêineres, além da remoção de resíduos. A manutenção ocorre antes, durante e após a passagem de cada bloco, incluindo a limpeza em modo arrastão.
O planejamento operacional abrange a limpeza em todos os blocos da cidade, com protocolos diferenciados de acordo com a expectativa de público de cada agremiação. Os blocos especiais, com estimativa de público acima de 80 mil pessoas, contarão com até 40 garis e a instalação de 250 contêineres. Já para os demais blocos menores, a equipe será composta por 10 a 30 garis, com a disponibilização de 10 a 50 contêineres.
Durante o período de carnaval, a companhia mobilizará um efetivo total de 2.450 garis nos dias de maior concentração de blocos, até mil contêineres de 240 litros e até 700 caixas metálicas de 1.200 litros serão distribuídos diariamente nas áreas de concentração das agremiações. E quanto aos veículos, serão utilizados até 57 caminhões compactadores, 16 basculantes, oito varredeiras de grande porte, 18 pipas d’água e 19 vans lava jato para lavagem das vias com água de reuso. Entre os equipamentos, serão empregados diariamente até 90 sopradores, 40 pulverizadores costais e 18 varredeiras de médio porte.
Para garantir um carnaval mais limpo, equipes do Lixo Zero estarão nas ruas durante todo o evento. A fiscalização será rigorosa, com multas de R$ 773,65 para quem for flagrado urinando em via pública, conforme o artigo 103A da Lei de Limpeza Urbana. E além disso, quem for pego descartando pequenos resíduos nas ruas receberá uma multa de R$ 282,38 de acordo com o Art. 82.