O governador Cláudio Castro (PL) entregou ao Creci-RJ a certificação Empresa Amiga da Mulher, na categoria prata. A entrega do título aconteceu, nesta quarta-feira (27), durante uma cerimônia no Palácio Laranjeiras, Zona Sul do Rio. Com a criação da Diretoria Adjunta da Mulher (DAM-RJ), em março de 2022, o Creci-RJ, presidido por Marcelo Moura, desenvolveu uma série de ações destinadas às colaboradoras e mulheres corretoras de imóveis da entidade, com foco especial na equidade profissional e no combate ao assédio. A chancela estatal é conferida às instituições que desenvolvem projetos em prol das mulheres.
“Desejamos ser um facilitador na garantia de igualdade e oportunidades de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar o pleno exercício de cidadania e direitos no âmbito do mercado imobiliário”, afirmou a Diretora da DAM-RJ, Christiana Honório.
Em quase dois anos de atuação, o DAM-RJ, que é subordinado à presidência do Creci-RJ, já prestou assessoria psicológica às corretoras, para ajudá-las a lidar com as pressões dentro e fora do mercado imobiliário. A entidade também prestou assessoria jurídica às mulheres, que tiveram acesso a esclarecimentos relacionados a leis e normas, resolução de conflitos trabalhistas e estratégias para lidar com os desafios do mercado de corretagem imobiliária. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TAC) com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) e a elaboração de uma cartilha com informações úteis à classe profissional, também foram ações importantes do DAM-RJ.
“Eu estou muito satisfeita com o trabalho que venho observando em nossa diretoria voltada às mulheres e desejo ver o Creci-RJ aliado e em parceria com outras instituições, no intuito de atuar com ações propositivas, ampliando ainda mais os esforços em prol da mulher”, comentou a diretora da DAM-RJ, acrescentando que a entidade pretende ampliar a sua área de atuação para outras cidades, para se tornar uma referência quanto à defesa e ampliação dos direitos das mulheres no mercado fluminense.
“Estamos instruindo nossas representações regionais, por meio das conselheiras e delegadas, para reverberarem e ampliarem essa rede de acolhimento e proteção também em suas cidades. A DAM pretende se tornar uma referência, reverberando para além do Creci-RJ uma corrente do bem, pois acreditamos verdadeiramente nesse trabalho e sabemos o quanto ele faz diferença na vida de mulheres”, concluiu Christiana Honório.