Mesmo após o boom da gastronomia gourmetizada, a gente sabe que não há raio gourmetizador no mundo, que ofusque o brilho (e sabor) das Comidas de Rua, do bom e velho podrão, não é mesmo?
Nos dias 17 e 18 de março, ocorre a 1º Feira Nacional do Podrão, que celebra as autênticas comidas de rua, ou como nós cariocas carinhosamente apelidamos, os famosos ‘podrões’.
A ideia surgiu com a necessidade que as idealizadoras Suzanne e Natália, amigas queridas e super parceiras do Diário do Rio, donas das páginas ‘O que fazer no Rio’ e ‘Onde comer no Rio’ sentiram em levar ao público uma opção de feira gastronômica democrática e acessível para todos os bolsos, além de valorizar o vendedor de rua “raíz”.
O que vai ter de bom:
Além dos tradicionais X-Tudo e cachorro-quente com bastante milho, batata palha, ovo e “tudo que se tem direito” – que aqui serão servidos em tamanhos gigantes com 2kg cada -, a feira reunirá expositores de pastel com refil de caldo de cana, a gigantesca barca de açaí (cinco bolas de açaí com chantily, amendoim, frutas, calda, leite condensado e outros), salgadinhos de festa, churrasquinho com farofa e molho, sopas, caldos, acarajé e a famosa batata frita de Marechal Hermes, servida na quentinha e no saco plástico com calabresa e frango a passarinho. Também contará com a presença do sírio Abdullah Aljadaan que levará salgados árabes ao evento.
Quem caminha hoje pela cidade pode notar a proliferação dessa culinária que caiu no gosto da população que acolheu os refugiados de braços abertos e aos poucos vem se tornando parte da cultura – e paisagem – carioca.
O caráter democrático da feira vai desde os preços, de R$3,00 a R$30,00, até as opções vegetarianas de salgadinhos como kibes, coxinhas e risoles de soja com legumes, queijos e temperos.
Os expositores, todos vendedores de rua, são de diversas localidades da cidade como Rocha Miranda, Caxias, Copacabana e Rio Comprido.
Quem for ao evento também poderá conferir no salão interno exposições de fotografias, stand de bijus, moda, arte, tarô e apresentações dos DJ’S Leo Cersileo da festa VHS.
SERVIÇO: 1º Feira Nacional do Podrão (Comidas de Rua)
Endereço: Rua Morais e Silva, 94 – Tijuca (SINTTEL).
Dias e horários: 17 de março das 14h às 22h e 18 de março de 12h às 20h.
Cartões: todos
Estacionamento: não
Estação de metrô: São Cristóvão.