Instalação no Museu do Amanhã estimula sentidos para além da visão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

“Para onde esse rio me leva?” é uma instalação que permite sentir cheiros, ouvir poemas, manipular objetos, perceber texturas com as mãos e até com os pés. A cenografia lembra a sinuosidade das águas descendo os rios e o público pode sentar ou deitar para melhor sentir. Instalado nos módulos, pequenas caixas de som transmitem poemas pontuados pela paisagem sonora dos rios com barulhos de águas, pássaros e peixes. A exposição fica até o dia 06/01.

“A metáfora por excelência do curso da vida é água correndo na forma de rio. Esse rio pode ser a vida, o tempo, um rio brasileiro, um rio sagrado como o Ganges, um rio destruído pelos homens como o Rio Doce e tantas outras possibilidades”, diz Daniela Chindler, a idealizadora do espaço.

A instalação atende dos bebês aos adultos. Os primeiros são contemplados com um tapete tátil que mostra o rio sendo formado nas montanhas, se tornando mais caudaloso com os afluentes e desaguando no mar. As crianças pequenas também adoram deitar nas almofadas que representam os seixos e olhar o espelho d´água no teto. Os adultos podem se deitar no mobiliário, descobrir um espelho infinito que cria a impressão de profundidade e aceitar o convite para tirar os sapatos e sentir como se tivessem adentrando os rios.

Uma equipe de educadores com formação em museologia, arquitetura e música atende aos visitantes, incluindo os turistas estrangeiros para os quais os educadores fazem a mediação em inglês. Nessa tarefa os mediadores utilizam adereços especialmente elaborados para potencializar a experiência dos visitantes, como um caleidoscópio que pequenos com pedaços de lixo e saquinhos com bolinhas de gel que transmitem sensações de movimento e temperatura.

Advertisement

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2018/11/index.html”]
Cada vez mais, o Shopping Paço do Ouvidor se fortalece como ponto de encontro no Centro do Rio.
Passa no Paço.

A experiência foi criada pela equipe da Sapoti Projetos Culturais, que, há mais de 12 anos, trabalha com projetos educativos e de acessibilidade, em conjunto com a equipe do Museu do Amanhã e conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e do RioGaleão, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Para onde esse rio me leva? – Espaços e sentidos
Dias: De terça a domingo.
Horário: De 10h às 17h
Período: Até dia 06 de janeiro de 2019
Museu do Amanhã – Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ,
Contato imprensa: Ivan Accioly – 21- 99226-8999 – ivan@iaacomunicacao.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Instalação no Museu do Amanhã estimula sentidos para além da visão
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Instalação no Museu do Amanhã estimula sentidos para além da visão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui