A resiliência de Lula

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com prazer, assisti três vezes a entrevista do ex-presidente Lula aos jornalistas Mônica Bergamo e Florestan Fernandes Jr, dos jornais Folha de SP e El País respectivamente. Três vezes!

Foi uma aula de Brasil, de geopolítica, de consciência, vigor político e de que há um homem que tem ainda muita coisa para falar ao país. Um homem que assiste ao mundo em sua ‘sala’ por pen-drives, livros e que diariamente escuta o sonoro “Bom dia! Boa tarde! Boa noite!”, fazendo a solidão não ser tão mórbida, como pensam.

Lula está muito solto. Suas ideias são claras, seu discurso tem conteúdo, não é uma fala com colinha nas mãos ou copiadas e coladas no teleprompter. 

Concluí que preso estamos nós com esse governo que tenta provar que é mais esperto que um aluno da quinta série, onde cada ministro cuida do seu interesse e que entregam a soberania nacional de mão beijada aos americanos. Trump até poderia tomar logo o Brasil, ao invés de inventar presidente autoproclamado na Venezuela. Como expandir os interesses americanos nos países latinos sem ter uma marionete a serviço deles no maior país da região?

Advertisement

Se o Brasil precisa de líderes, eis o maior líder vivo da história do Brasil, Lula! Ao ouvi-lo falar me senti por momentos cidadão brasileiro o que não venho sentido, faz meses ou anos. 

Para quem apoia, não apoia ou até nem posição formada tem sobre, recomendo assistir a entrevista do Lula. É uma aula, um verdadeiro tribuno e conhecedor do Brasil profundo. Em algum momento troque a Netflix, para assistir essa entrevista histórica. Até para poder criticar, com qualidade, conteúdo e argumento. 

Quando esperávamos ver um homem alquebrado pelas injustiças, amargurado pelas perdas, para a nossa grata surpresa vimos um ser humano altivo sem ser vingativo, humilde na medida certa e muito perspicaz na leitura de mundo. Lula, falou duas horas com um senso de humor capaz de ser um exemplo para todos nós que ficamos perdidos nas nossas queixas diárias. 

Já Bolsonaro tem seus motivos para dizer que cumprirá a lei para manter Lula preso até o último dia. Primeiro que não consegue jamais dar uma entrevista de duas horas e dez minutos, aliás esse é um desafio para qualquer jornalista, depois está sendo usado e a serviços de classes políticas que odeiam Lula e essas classes a serviço dos americanos. Todos esses juntos formam o tripé que não consegue ganhar Lula nas urnas, nos debates e que na história do país, perderam já faz tempo! 
Aos críticos das frases prontas uma dúvida: quem a Lava-Jato prendeu depois do Lula? Onde está o Queiroz?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A resiliência de Lula
Cidadão Baixada. Filho, neto e bisneto de pernambucanos é caxiense, portelense, tricolor, professor de História e Jornalista. É pesquisador na área da pessoa com deficiência, voluntário do Lions Clube Xérem e no Pré-Vestibular Comunitário da Educafro.
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Fez mestrado nos sindicatos, misturou-se com a escória política e empresarial, fechou os olhos para a roubalheira desenfreada, indicou uma anta para se manter no poder e agora está preso. No passado, flanando entre guerrilheiro e X9 o codinome era “o barba”, hoje é “luladrão”, ainda que recebendo benesses do judiciário amigo e tratamento diferenciado quando o artigo V da CF/88 diz que todos são iguais perante a lei, tipo, o Marcola e o Beira Mar estão em RDD e ele em sala especial na PF/CWB. Saudades do delegado Sivuca e sua frase emblemática.

  2. É simplesmente incrível que um professor de história, jornalista e quase bacharel em direito, faça defesa tão veementemente do maior bandido salafrário que está república já conheceu.
    O sujeito consegue ver aquela “entrevista”, feita por dois pseudo jornalistas militantes da esquerda e defensores de genocídas por três vezes! Eu só consegui ver uma e com vontade de vomitar.
    Lula foi condenado em três instâncias, outras condenações virão, e se a justiça for feita, esse verme vai apodrecer na cadeia e só sairá de lá dentro de um caixão.

  3. Obrigado, Marroni, pela indicação!
    Antes que outros leitores venham comentar criticando, é preciso lembrar que o espaço deve ser livre e ainda mais garantido o espaço para opinião de quem faz uso do meio para expressar o seu pensamento, como profissional.
    Parabéns também ao Diário do Rio!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui