O ‘Viaduto dos Cabritos’ não se chama Viaduto Oscar Brito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Deca Serejo

Um viaduto, que fica no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio, tem uma história conhecida e curiosa. Porém, existem relatos que mostram que a divertida narrativa popular não é bem como achamos que é.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

A narrativa popular diz que o “Viaduto dos Cabritos”, passou a ser chamado assim por ter a nomenclatura oficial “Viaduto Engenheiro Oscar Brito” e, com isso, o nome foi sendo modificado na boca do povo, no dia a dia. O tal “Oscar Brito” virou “os Cabritos”.

corrupetla2 O 'Viaduto dos Cabritos' não se chama Viaduto Oscar Brito
Jornal do Commercio (RJ) 1965

Consta em arquivos de jornais que, em 1965, durante as obras para a inauguração do Viaduto, o então governador Carlos Lacerda disse que a construção: “Não teria serventia nenhuma e só serviria de passagem de cabritos”.

confusão O 'Viaduto dos Cabritos' não se chama Viaduto Oscar Brito

“E quanto ao engenheiro? Nunca se comprovou sua existência em qualquer logradouro da cidade. Apuramos que a história da corruptela não passou de uma brincadeira de um grupo de amigos no bairro, que confundiu até a própria prefeitura, que mantém no local uma placa com o nome fictício do engenheiro”, disse Deca Serejo, guia de turismo da Rio de Coração Tuor, que fez uma pesquisa sobre esse tema.

Advertisement

O Viaduto foi inaugurado em meados dos anos 1960. No governo Negrão de Lima, que comandou o Rio de Janeiro de 1965 até 1971, chegou a acontecer uma troca de nome, considerado muito singelo para a obra. Passou a ser, por um tempo, Engenheiro Manuel dos Santos Dias, antigo funcionário do Estado, que ocupou importantes cargos de direção na administração pública e que é cunhado do Presidente Castelo Branco. Mas logo mudou.

“Na verdade era para ser Viaduto das Ovelhas. Justamente porque no princípio dos anos 1970 quando ainda havia a Fazenda Indiana, que era cortada pela Av. Brasil, os vaqueiros fechavam a via para levar gado para outras pastagens. Certo dia, o vaqueiro, sei o nome dele, deparou com uma viatura da PM onde, em seu interior, havia dois policiais mortos. Apavorado ele pegou o rádio da viatura e pediu socorro, explicando a situação. Quando foi indagado sobre o local da ocorrência, falou que era próximo a um viaduto que tinha ovelhas. No dia seguinte as manchetes dos jornais publicaram os assassinatos no Viaduto dos Cabritos. Porque soava melhor”, disse o pesquisador Leu Lima.

Leu Lima ainda completou: “O nome do Viaduto nunca foi Engenheiro Oscar Brito. Havia na região algumas fazendas de gado caprino e estes perambulavam pelo local causando vários acidentes de trânsito. Fato esse que continuou acontecendo durante o período das obras de construção do mesmo. Várias pessoas passavam e viam os cabritos subindo e se abrigando do sol nas peças de concreto que chegaram a ficar abandonadas ali por muitos anos. Contudo, mesmo assim, a mortandade dos caprinos ainda continuou acontecendo e esse foi o motivo do batismo popular do viaduto de concreto armado que foi construído naquele no lugar”.

É, independentemente do motivo, o Viaduto é mesmo dos Cabritos.

cabritos O 'Viaduto dos Cabritos' não se chama Viaduto Oscar Brito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp O 'Viaduto dos Cabritos' não se chama Viaduto Oscar Brito
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente vem alguém com intenção de denegrir uma história, há mudaram nome pra uma porcaria que ninguém nunca ouviu falar, pra mim sempre vai ser cabrito ou Oscar Brito nunca essa besteira que querem impor, deixo aqui uma indignação engenheiros de m…. da prefeitura com todo respeito muda nome muda história, mais fazer uma mudança pra melhorar a AV Brasil esses caras não fazem, fizeram foi piorar criando uma seletiva imbecil e não proibindo circular caminhão em horário de pico!!!

  2. Gente eu achei essa história incrível!! Queria muito compartilhar no Instagram mas não consegui. Incrível demais, pena que a maioria das pessoas hoje em dia não tem paciência de ler e ver que história bacana sobre o nosso bairro, bacana e interessante demais.

  3. O viaduto eng. Oscar brito. Atuamente com este nome e bem melhor que viaduto dos cabtitos. Hoje passam carros no viaduto. Antigamente ano 1958 nem cabritos passavam. Pois as duas entradas do viaduto eram bloqueadas.os onibus ponte coberta – campo grande passavam do lado do viaduto. Pois nao existia av. Brasil do viaduto para santa cruz.hoje a fazenda de criacao de gado nelore e cervejaria . Como tambem nao existe a ceramica tinguy. Local esta sendo invadido com habitacoes irregulares. A barreira que existia ns divisa de guanabara e rio de janeiro(campo grande ”nova iguacu) foi desativada e construids um posto da policia rodoviaria perto do viaduto hoje desativado(falam que um agente rodoviario foi executado no posto)

    • Realmente,
      Fui morar no km 35 em meados de 1962 com 3 anos, e a medida em que crescia passei a admirar o lugar,
      E sempre soube que o viaduto chamava -se dos cabritos .
      A viação ponte coberta tinha 2 ônibus, um ia e outro vinha. De longe ouvíamos o ronco do motor.
      Com relação ao policial, e verdade, foi assassinado no posto de trabalho.

    • O nome do viaduto é Oscar de Brito sim, podem inventar o conto de fadas que quiserem, mais a placa está lá para quem quiser ver “VIADUTO OSCAR DE BRITO ‘.

      • Errado. O mais popular é viaduto dos cabritos como sempre foi, houve a mudança de nome na época ainda na década de 60, mas hoje o viaduto se chama Viaduto do Escaleno, que come o * de quem tá lendo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui