Categorias: Meio Ambiente

Mulheres indígenas do Rio de Janeiro terão encontro na Aldeia Tekoha Djey neste mês de agosto, em Paraty

Compartilhar

A Aldeia Indígena Tekoha Djey, na localidade de Rio Pequeno, em Paraty, receberá no final de agosto, mulheres indígenas do estado do Rio de Janeiro para o encontro anual que reunirá, além de mulheres indígenas das aldeias e do contexto urbano fluminense, apoiadores dos povos indígenas. O encontro acontecerá de 25 a 27 de agosto e terá como objetivo principal debater direitos e políticas públicas dos indígenas.

De acordo com a vice-cacique da Aldeia anfitriã, Neusa Kunã Takuá entre os principais temas abordados durante o encontro estão: saúde, educação, direito territorial e o direito das mulheres no cenário político atual: “A ideia é que possamos discutir ações e estratégias para cobrar dos governos em todas as instâncias melhores condições de vida principalmente para as mulheres e as crianças,” informou Neusa.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

A vice-cacique explicou também que durante o evento terão início os preparativos para a Terceira Marcha das Mulheres, que acontecerá em Brasília, no mês de setembro.

As organizadoras do evento garantem que quem quiser participar do encontro terá a oportunidade de desfrutar de momentos de cultura e lazer na aldeia. Entre as atrações estão previstas apresentações de dança e exposição dos produtos artesanais produzidos no local.

As mulheres interessadas em participar do evento podem se inscrever direto na página do Tekohá Djey, no Instagram: @tekohadjey e @neusakunhataqua.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Felipe Lucena

Felipe Lucena é jornalista, roteirista, redator, escritor, cronista. Filho de nordestinos, nasceu e foi criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em Curicica. Sempre foi (e pretende continuar sendo) um assíduo frequentador das mais diversas regiões da cidade do Rio de Janeiro.