Petrobras deve abrir mão do RJ e priorizar construção de plataformas na Ásia

Plataformas são para Búzios, na Bacia de Santos; construção delas no RJ geraria cerca de 8 mil empregos diretos e 80 mil indiretos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estaleiro em Angra dos Reis - Foto: Reprodução

Em meio à crise econômica que assola o Rio de Janeiro, fazendo com que o estado permaneça no Regime de Recuperação Fiscal, e à amplitude no número de desempregados, a Petrobras iniciou recentemente a licitação de duas grandes plataformas no Campo de Búzios, localizado na Bacia de Santos. No entanto, a tendência é que ambas sejam construídas na Ásia, e não no Brasil. Vale ressaltar que, por aqui, isso geraria cerca de 8 mil empregos diretos e 80 mil indiretos. As informações são do site ”Agenda do Poder”.

”Tive uma conversa com o presidente da Petrobras [Roberto Castello Branco]. Ele foi claro: ‘Vou comprar onde tiver de comprar com preço mais baixo”’, diz Sérgio Bacci, vice-presidente do Sindicato da Indústria Naval.

No RJ, 2 estaleiros estariam aptos a construir as duas plataformas: o Isibras, na própria capital fluminense, e o Keepfells, em Angra dos Reis, no Sul do estado. Ambos teriam espaço e capacidade técnica para obras dessa magnitude. Porém, a tendência é que nenhum deles seja escolhido.

Antes de sucesso, a indústria naval do RJ sobrevive atualmente de reparos, sem grandes encomendas. Em 2014, por exemplo, eram cerca de 30 mil trabalhadores, com 120 mil empregos indiretos no estado. Hoje, são apenas 9 mil. No Brasil, a diminuição da quantidade de postos de trabalho no setor foi significativa: de 82 mil para 30 mil.

Advertisement

O Brasil tem dificuldades em produzir de maneira similar à Ásia, financeiramente falando, devido à indústria naval nacional funcionar esporadicamente, digamos assim, sem conseguir ter uma regularidade nas encomendas, o que diminuiria os custos de produção.

Ainda segundo Sérgio Bacci, o liberalismo imposto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, neutralizou qualquer tipo de obstrução ao desmonte do setor, estratégico para o país, já que o Brasil é dono de um amplo volume de reservas pré-sal. Nem mesmo a Federação das Indústrias do Estado do RJ (Firjan) ou a bancada fluminense no Congresso Nacional conseguem se mobilizar em torno de uma virada de chave nessa questão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Petrobras deve abrir mão do RJ e priorizar construção de plataformas na Ásia
Advertisement

30 COMENTÁRIOS

  1. kkkk a verdade é que só trouxa acreditou que a petrobrás faliu kkkk a petrobrás é nossa kkkkkkkkkk Obrigado Aécio, psdb, globo, temer, pmdb , folha de são paulo , EUA , moro … Não vou citar o bozo pq ele foi um acidente kkkkkk aproveitou a maré e com a estratégia de Trump com Às fake news e a facada ” acredito q foi golpe de sorte” o cara hj completa a merda feita junto com os milicas que voltaram para tirar uma casquinha !!!

  2. O maior problema é que muita gente defende as privatizações, o estado mínimo, e se esquece que empresas privadas trabalham assim, compram seus serviços onde custar menos.

  3. Há uma serie de fatores, que vai do super faturamento, sindicatos pilantras, bem como, aos funcionários, que por trabalharem ganhando bem, a maioria, vivi arrotando vantagens na cara do povo mais humilde.
    Isso, nada mais é; que a lei do retorno, cobrando com juros, a cada um dos envolvidos.

  4. POR QUE TODOS TEM QUE SE POSICIONAR OU PELO LULA OU PELO BOLSONARO? OS DOIS SÃO UM CÂNCER E PRECISAMOS VIRAR ESSA PÁGINA ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS.

  5. Engracado o LULA deixou de ser presidente em 2012, deixou a Indústria Naval a pleno vapor mas, até hoje, só falam dele e esquecem tudo de bom que ele criou e deixou e simplesmente desmantelaram .

    Ninguém fala que ele deixou 385 Bi de DOLARES nos cofres do Banco Central e esse presidente incompetente já torrou 19 bilhões de DOLARES.

  6. Fico vendo alguns palhaços amestrados aqui, chamando o presidente de “Bozo” mas esquecem que a quadrilha petralha quase quebrou a Petrobrás! O Lula ladrão entregou a refinaria na Bolívia para o “cumpanheiro” Evo Morales. O COMPERJ em Itaboraí RJ ficou inacabado e custou bilhões, que certamente foram desviados para pagamento de propina! Provavelmente a Petrobrás viu que o custo da construção no exterior, livre de sindicatos parasitas é bem mais em conta! E infelizmente por culpa disso muitos continuam desempregados!

    • Cadê o dinheiro na conta do Lula (???)
      Estranho que Diretores e Gerentes da Petrobrás e suas subsidiárias tenham sido encontrados com dezenas e centenas de MILHÕES e mais mansões e coberturas de dezenas de milhões.
      Mas o Lula, logo o Presidente da República, tachado como o líder da quadrilha numa apresentação de PowerPoint, não tenha sido encontrado com tanto dinheiro. Acusado de levar uma reforma. A cobertura de um prédio (nem de luxo era) onde com sua esposa pagava cotas de um apartamento e supostamente receberia a cobertura.

  7. A Petrobras sabe o que é planejamento estratégico e este foi extremamente prejudicado, durante a invasão petista na empresa. A ponto de se tornar deficitária, apesar de altamente lucrativa.
    Tudo porque era obrigada a fazer negociatas que dariam lucro para o partido e reforçariam a política socialista dos países cumpañeros, como Cuba, Venezuela e Guatemala, sem falar das tramoias da Odebrecht na África.
    Puro entreguismo, em troca de comissões e desvios fraudulentos.
    Quem não se lembra da Usina de Pasadena, no Texas, que não valia US$ 40 milhões, como sucata e a Dona Dilma e o conselho petista da PTrobarás comprou por US$ 1 BILHÃO?
    Uma empresa como a Petrobras, se administrada por gente idônea, não entrará mais neste jogo político de perde/perde da era podre do Brasil.

  8. Acabou a farra do setor naval…não é culpa da atual administração governamental mas sim dos corruptos de outrora..era roubo em cima de rombo…realmente foi uma farra…agora choram o leite derramado…acabou a mamata.. infelizmente lamentável..sucatearam a indústria naval…da qual faço parte…lamentável..mas,e a pura realidade.

  9. Mas Lula deu a Petrobrás da Bolívia pra Evo Morales e não cobrou nem a passagem que ele pagou pra ir assinar o contrato. Esqueceu do Dirceu, do Zé, do Palocci? O roubo deles dá pra construir muitas plataformas

  10. Infelizmente se isso se concretizar, deixaremos de oferecer muitas vagas de emprego para o estado do Rj. Porém eles querem é mão de obra barata, e lavar dinheiro como acontece todos dias nesse País maravilhoso chamado Barsil corruptãoooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Daniel o RJ e o Brasil não tem nada disso que você falou tem é uma turma mal preparada e um Presidente despreparado que está pensando que está num parque de diversão e só sabe falar besteira

  12. Gente vamos acordar chega de ti ti ti a culpa disso tudo é desses políticos ladrões safados, na Ásia vai gavastar x no Brasil essa mão obra vai custar 20 vezes mais tem que subfaturar para dividir com os corruptos aí os trabalhadores brasileiros sofrem por causa dessa cambada imunda!!

  13. Por isso nosso país não cresce nunca,a prioridade deles é levar dinheiro a outros países,e o brasileiro q se lasque.Por isso os EUA cresce cada vez mais e o Brasil diminui casa vez mais.precisamos de 1 presidente, apenas 1 q honre a pátria.

    • Detalhe que nem s EUA os Correios não é privatizado.
      Na geração de energia, tem até participação do Estado, através do Exército americano, porque vista como questão estratégica.
      Aqui querem privatizar tudo…

  14. Fico muito triste com essa notícia, será que esse presidente da Petrobras só pensa em dinheiro, será possível isso, tantos empregos que seriam gerados em nosso país, independente do valor que seja lá fora, precisamos precisamos ser patriotas e fazer isso aqui, nós somos capazes sim, presidente Bolsonaro reveja essa situação.

    • Como assim sai mais caro(???)
      Mania de olhar superficialmente as coisas(!!!)
      Gerando empregos diretos e indiretos, renda que entra para as famílias, menos desempregados e menor vulnerabilidade social, mais serviços e bens consumidos, o dinheiro ficando no país…

      Mas o neoliberal não enxerga um palmo além da questão de valor. Não enxerga os ganhos sociais.

  15. Culpa de tudo isto foi iniciada com o senador Serra que fez um projeto de lei isentando de imposto toda importaçao de equipamentos ligados a projetos do pre sal. Assim nunca sera desenvolvido nenhuma industria naval local e agora vom o entreguismos declarado do Sr paulo guedes.

  16. Isso e uma vergonha um Monde de trabalhadores aqui no RJ desempregado que fazer essa obra na Ásia fala sério nós somos as melhores mão de obra na área naval temos estaleiro parado aqui no Rio de janeiro fechado isso e Brasil temos um presidente que tá nem aí pra área naval e a área que gera mais de 8 mil emprego vamos fazer alguma coisa acorda brasil a obra tem que fica aqui no Brasil e no RJ uns dos lugares com o indiser de desempregado no Brasil Sr Bolsonaro vamos brigar por essas obras.

  17. Na época do Lula e Dilma eles não deixavam essas plataformas irem lá pra fora, esse Bolsonaro é o culpado desse desemprego todo, fora bozo, ???????????????????

    • Mas Lula deu a Petrobrás da Bolívia pra Evo Morales e não cobrou nem a passagem que ele pagou pra ir assinar o contrato. Esqueceu do Dirceu, do Zé, do Palocci? O roubo deles dá pra construir muitas plataformas

  18. Constrói na Ásia para dar emprego lá e para que eles comprem boi daqui. O boi vai apagar o fogo da Amazônia. Pensamento de povo sem caráter. Quem eh essa gente que está governando este país??? Esrao vendendo o Bradil para enriquecimento de familias sem pricipios. Esete Pais vai acabar e o povo morrera a mingua. Gente sem caráter. Colônia de segunda categoria.

  19. O RJ tem o Presidente da República, um Senador da República, filho do Presidente, o atual Presidente da Câmara Federal e o Presidente do STF, mas ainda assim o Estado sai perdendo em tudo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui