Categorias: AgendaGeral

Uerj recebe espetáculo gratuito sobre a importância da preservação do Pantanal

Compartilhar

Pela primeira vez em turnê por outros estados do Brasil, o espetáculo pantaneiro ”Guadakan” chega aos palcos do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (22/06) com a Companhia de Dança do Pantanal e a Orquestra de Câmara do Pantanal (OCAMP). A peça acontecerá em duas sessões gratuitas, às 15h e às 19h, no Teatro Odylo Costa Filho, no campus Maracanã da Uerj. Os ingressos precisam ser retirados antecipadamente.

Todos são projetos do premiado Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. A aula pública mistura dança contemporânea e música para contar uma história indígena que ressalta a necessidade da preservação do Pantanal.

Concebido a partir de um mito Guató, etnia estabelecida na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, a história de Guadakan leva todos a uma reflexão: ”No princípio, era a simplicidade. Os antigos aprenderam e passaram a ensinar aos seus que tudo tem um dono no Pantanal, seres não humanos, sobrenaturais ou divinos que devem ser respeitados e exigem uma conduta ética para que ali todos possam viver em equilíbrio com os recursos por eles oferecidos. Quando se quebram regras, punições serão proferidas”.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

”Vivenciamos na última década as maiores queimadas já registradas no Pantanal. O Brasil agora já se prepara para sediar a COP 30. O mundo discute o aquecimento global e os impactos sobre as nações. Como pantaneiros e sul-mato-grossenses, sabemos da urgência de olhar para o que é nosso e de todos os brasileiros. Por meio da arte e toda a provocação que ela carrega consigo, estamos rompendo os espaços para dar esse recado a todos”, destaca Márcia Rolon, diretora-executiva do Instituto Moinho Cultural.

A aula pública Guadakan foi apresentada pela primeira no evento Moinho In Concert, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, em dezembro do ano passado. E agora foi adaptada como turnê. No formato original, a apresentação envolve mais de 400 crianças e adolescentes.

Cerca de 4 mil pessoas já assistiram à apresentação nas cidades de Corumbá, Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. A primeira sessão do espetáculo que vai ocorrer na Uerj às 15h faz parte da série Palco das Escolas. A iniciativa visa atrair os estudantes do ensino fundamental e médio a frequentar o teatro. Após a apresentação, haverá um debate.

SERVIÇO

Guadakan – Uerj

  • Data: 22 de junho de 2023 (quinta)
  • Horários: 15h | 19h
  • Local: Teatro Odylo Costa Filho
  • Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ
  • Classificação: 10 anos
  • Ingressos (gratuitos)
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Raphael Fernandes

Raphael Fernandes é jornalista, baixista e apaixonado por futebol. Integra a equipe do DIÁRIO DO RIO desde fevereiro de 2019 e, paralelamente, atua como repórter no radialismo esportivo carioca.