Uerj recebe espetáculo gratuito sobre a importância da preservação do Pantanal

''Guadakan'' acontece nesta quinta (22/06), em duas sessões, no Teatro Odylo Costa Filho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cena do espetáculo ''Guadakan'' - Foto: Divulgação

Pela primeira vez em turnê por outros estados do Brasil, o espetáculo pantaneiro ”Guadakan” chega aos palcos do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (22/06) com a Companhia de Dança do Pantanal e a Orquestra de Câmara do Pantanal (OCAMP). A peça acontecerá em duas sessões gratuitas, às 15h e às 19h, no Teatro Odylo Costa Filho, no campus Maracanã da Uerj. Os ingressos precisam ser retirados antecipadamente.

Todos são projetos do premiado Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. A aula pública mistura dança contemporânea e música para contar uma história indígena que ressalta a necessidade da preservação do Pantanal.

Concebido a partir de um mito Guató, etnia estabelecida na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, a história de Guadakan leva todos a uma reflexão: ”No princípio, era a simplicidade. Os antigos aprenderam e passaram a ensinar aos seus que tudo tem um dono no Pantanal, seres não humanos, sobrenaturais ou divinos que devem ser respeitados e exigem uma conduta ética para que ali todos possam viver em equilíbrio com os recursos por eles oferecidos. Quando se quebram regras, punições serão proferidas”.

”Vivenciamos na última década as maiores queimadas já registradas no Pantanal. O Brasil agora já se prepara para sediar a COP 30. O mundo discute o aquecimento global e os impactos sobre as nações. Como pantaneiros e sul-mato-grossenses, sabemos da urgência de olhar para o que é nosso e de todos os brasileiros. Por meio da arte e toda a provocação que ela carrega consigo, estamos rompendo os espaços para dar esse recado a todos”, destaca Márcia Rolon, diretora-executiva do Instituto Moinho Cultural.

Advertisement

A aula pública Guadakan foi apresentada pela primeira no evento Moinho In Concert, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, em dezembro do ano passado. E agora foi adaptada como turnê. No formato original, a apresentação envolve mais de 400 crianças e adolescentes.

Cerca de 4 mil pessoas já assistiram à apresentação nas cidades de Corumbá, Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. A primeira sessão do espetáculo que vai ocorrer na Uerj às 15h faz parte da série Palco das Escolas. A iniciativa visa atrair os estudantes do ensino fundamental e médio a frequentar o teatro. Após a apresentação, haverá um debate.

SERVIÇO

Guadakan – Uerj

  • Data: 22 de junho de 2023 (quinta)
  • Horários: 15h | 19h
  • Local: Teatro Odylo Costa Filho
  • Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ
  • Classificação: 10 anos
  • Ingressos (gratuitos)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj recebe espetáculo gratuito sobre a importância da preservação do Pantanal
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Uerj recebe espetáculo gratuito sobre a importância da preservação do Pantanal
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui