Categorias: Destaque

Greve dos garis será mantida, de acordo com sindicato

Compartilhar

O Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro (Siemaco/RJ) anunciou que a greve dos garis será mantida e que apenas serviços essenciais irão funcionar. Com isso, apenas a limpeza dos hospitais, escolas e feiras livres serão feitas. Uma audiência de conciliação foi marcada para a quinta-feira, (31/03), conforme informou Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a nova audiência de conciliação será realizada, presencialmente, sendo presidida pela desembargadora Edith Tourinho, presidente do TRT.

De acordo com o secretário geral do Siemaco/RJ, Antônio Carlos da Silva, durante a audiência, na segunda-feira, (28/03), a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) ofereceu 5% de reajuste salarial (a proposta anterior era de 4%), sendo outra parte dada no mês de novembro. O sindicato, porém, pede pelo menos 19% referente a perdas salariais dos últimos três anos. “Vamos esperar por uma nova proposta da Comlurb na próxima audiência, enquanto isso, a greve está mantida“, disse Antônio.

Por nota, a Comlurb afirmo que “durante a reunião, o TRT reforçou a ilegalidade da greve e a necessidade de manter a rotina de trabalho, evitando qualquer ação que impeça os garis de trabalhar, o que configura um crime contra a organização do trabalho’’.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estéfane de Magalhães

Estudante de comunicação social. "Para cada ser deve haver um bem, conforme a natureza ou a essência do respectivo ser".

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

Ver comentários

  • Mauro, acho que TODAS as profissões são importantes e se complementam em algum momento. Da mesma forma, acho que todos têm o direito a manifestação e greve, em casos extremos (que não é o caso), mas também acho que o pleito dos garis é exacerbado (querem 25% de reajuste sobre um acumulado de inflação de 18%) e que há outros meios diplomáticos mais adequados do que uma greve neste momento (sempre às vésperas de algum evento grande na cidade).

    Vamos ver no que vai dar...

  • As profissões mais importantes do mundo: os professores, pois são responsáveis pelo nosso aprendizado; os garis, que com a coleta do lixo nos livram de diversas doenças; os médicos, por que são os responsáveis pela cura dos nossos males. Portanto, deveriam ter os melhores salários do mundo. Reflitam! Respeitem e deem dignidade a estes profissionais.